share on:
Img_IconeBaixar_680px

24 de Outubro de 2020

Leitura Bíblica: Esdras 3.8-13

“Coragem, Zorobabel… Coragem, sumo sacerdote Josué, filho de Jeozadaque. Coragem! Ao trabalho, ó povo da terra!”, declara o SENHOR. “Porque eu estou com vocês”, declara o SENHOR dos Exércitos (Ag 2.4).

Muitas vezes olhamos para trás e pensamos que este ou aquele tempo em nossas vidas era melhor. Aliás, quanto mais experiências acumulamos, mais frequente se torna este sentimento. Mas isso nem sempre é bom, pois às vezes ficamos desanimados e sem conseguir seguir em frente.

Os israelitas passaram por isso quando retornaram do cativeiro. Ao chegar a Jerusalém, iniciaram a reconstrução do templo. O texto mostra o contraste entre a reação dos mais jovens e daqueles que haviam visto como o prédio tinha sido. Para os primeiros, era um momento de grande alegria; para os outros, motivo de tristeza, visto que o novo templo não chegava nem perto da beleza do anterior. Viam a glória de outrora e não conseguiam desfrutar da alegria do “agora”.

Por conta disso e de perseguições sofridas, passaram muitos anos desanimados e entristecidos, sem perceber o principal, como aponta o profeta Ageu alguns anos mais tarde: mesmo que o templo, que para eles era a morada de Deus, não fosse como o antigo e ainda nem estivesse pronto, o Senhor do templo já estava com eles (Ag 2.1-3).

Olhar para trás com tremendo saudosismo pode nos impedir de seguir em frente e ver que o Senhor está conosco e está agindo. Os judeus ficaram tristes porque jamais conseguiriam reaver o templo, e isto os impedia de aceitar o novo. Não permita que o passado desanime e impeça você de seguir adiante e admirar a bênção do presente. Podemos confiar no Senhor que conduz nossas vidas, desfrutando das alegrias do que temos agora, especialmente da sua presença. Como você está hoje: com saudade de um passado que não voltará e sem conseguir ir em frente? Ou você consegue apreciar o presente, confiando que Deus lhe dará também um bom futuro? – Cléber Mateus de Moraes Ribas

Desfrute do presente que Deus lhe dá.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!