share on:
Img_IconeBaixar_680px

31 de Maio de 2020

Leitura Bíblica: Jeremias 43.1-7

Se vocês são insultados por causa do nome de Cristo, felizes são vocês (1Pe 4.14a).

O profeta Jeremias não teve uma vida fácil. Como mensageiro de Deus, acompanhou o governo dos últimos cinco reis de Judá. Desses, só Josias temia e obedecia a Deus, mas mesmo na época dele a mensagem do Senhor para os israelitas era: Jerusalém seria destruída por causa da idolatria. Essa também foi a essência da pregação de Jeremias, e todos rejeitavam o que ele dizia. A certa altura, foi acusado de deserção e preso. Só foi liberto quando o rei da Babilônia invadiu e conquistou Jerusalém, levando grande parte dos moradores para o exílio. Jeremias pôde ficar na cidade. Mais tarde, após o assassinato do representante babilônico, um grupo dentre os israelitas que tinham sido deixados em Judá decidiu fugir para o Egito. Jeremias alertou-os que somente a submissão à Babilônia os manteria vivos. Não adiantou, como mostra a leitura bíblica. Os rebeldes foram para o Egito, levando consigo Jeremias, que provavelmente morreu lá.

Esse tipo de perseguição sempre existiu: outros servos de Deus e, depois, vários seguidores de Jesus foram presos, torturados e até assassinados pelas autoridades da época. O cristão tem ordens de Deus para orar por seus governantes e respeitá-los, com uma única exceção: quando estes esperam ou até mesmo exigem desobediência ao Senhor. Por serem fiéis a esse princípio, muitos cristãos sofrem no mundo inteiro, especialmente em países de regimes totalitários. São torturados, submetidos a trabalhos forçados, impedidos de ver a família; contudo, não abrem mão da sua fé em Deus.

E no Brasil? Aqui quem vive com Deus não costuma ser preso só por declarar seu amor a Jesus. Mas pode ser insultado e passado para trás, ou então sofrer com zombaria e desrespeito. Mesmo assim, vale para ele a declaração do apóstolo Pedro no versículo em destaque. É uma honra sofrer por amor ao Senhor! – Doris Körber

Diante da perseguição, não peça a Deus por libertação, mas por forças para manter-se firme em Jesus!


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!