share on:
Img_IconeBaixar_680px

19 de Agosto de 2020

Leitura Bíblica: 2 Reis 5.1-3;9-10;14-16;19b-27

Geazi […] pensou: “Meu senhor foi bom demais para Naamã, aquele arameu, não aceitando o que ele lhe ofereceu. Juro pelo nome do SENHOR que correrei atrás dele para ver se ganho alguma coisa” (2Rs 5.20).

O texto de hoje faz pensar sobre alguns perigos que, se não forem levados a sério, terão um resultado desastroso, assim como aconteceu com Geazi. Sua ganância fez com que desprezasse a atitude de Eliseu, pensando que ele tinha sido “bom demais” ao recusar qualquer presente do homem que Deus curou. No versículo em destaque, vemos que ele mistura até mesmo o nome do Senhor com seu egoísmo e seus propósitos interesseiros! Usou um juramento para colocar em prática sua motivação errada. O pecado (tudo o que desagrada a Deus) ocorreu, e, para satisfazer seus maus desejos, Geazi criou várias mentiras. Acabou ganhando muito mais do que pediu, pois Naamã confiou nele: nem imaginou que seria mais prudente confirmar com Eliseu. Se tivesse feito isso, veria mais um milagre e sairia com mais temor de Deus ainda. Já imaginou ele assistindo Geazi ficando leproso? Naamã sofreu tanto com a doença que posso imaginá-lo implorando para que o castigo fosse revertido!

O relato lembra também outro perigo que o ser humano corre: esquecer que para Deus nada fica escondido. Ele conhece nossas verdadeiras intenções (vemos isso nos diálogos de Jesus com as pessoas). Para Eliseu, aquele não era o momento de aceitar ofertas materiais, pois o interesse do profeta era mostrar o poder e a misericórdia do Senhor. Todo cristão deveria ter esse mesmo objetivo em seus relacionamentos!

O episódio termina de modo muito triste, pois Geazi e seus descendentes seriam leprosos. O alcance das más consequências de nossos erros pode ser muito maior que imaginamos. Evitar o pecado para agradar a Deus é sempre a melhor escolha! – Manoel de Jesus The

Esquecer o que desagrada a Deus é um perigo, mas o cristão tem o Espírito Santo para lembrá-lo!


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!