share on:
Img_IconeBaixar_680px

27 de Novembro de 2019

Leitura Bíblica: 1 Pedro 5.1-10

Submetam-se a Deus. Resistam ao Diabo, e ele fugirá de vocês (Tg 4.7).

O perigo é uma presença constante em nossas vidas, saindo de casa ou não. Embora tentemos, muitas vezes não temos como evitá-lo, pois sua causa pode estar além do nosso controle, como no caso de doenças, calamidades, guerras ou acidentes. Ficar desatento só piora a situação.

A leitura bíblica de hoje trata de um perigo muito real e frequentemente ignorado. A escritora Pearl Buck, prêmio Nobel de Literatura, teria afirmado que, “de todos os perigos, o maior é subestimarmos nosso inimigo”. No caso do cristão, esse inimigo é o Diabo, que prepara ciladas com astúcia para nos enganar. Por isso, é preciso ficar sempre alerta: pessoas em posição de autoridade, por exemplo, facilmente podem subestimar os mais humildes, como faziam os líderes na época em que Jesus esteve na terra. E como poder e presunção não são atitudes só de incrédulos, Pedro adverte os líderes entre os cristãos a agir com toda humildade e desejo de servir, não se vangloriando de sua posição e menosprezando os irmãos. É preciso ter relacionamentos saudáveis com os liderados. O inimigo quer nos iludir, levando-nos a pensar que somos melhores do que o próximo. E aí surge o perigo de, em vez de ajudar alguém a resolver um problema ou corrigir um erro, acabar destruindo seu ânimo e alegria com palavras arrogantes.

Mas não pense que isso só vale para quem lidera. Entre os cristãos, todos são servos uns dos outros, e devem agir de forma exemplar diante de todas as pessoas. Por isso, Pedro recomenda submissão uns aos outros. O cristão não deve ceder à tentação de se impor. Em vez disso, precisa manter-se humilde diante de quem quer que seja. Nenhuma ansiedade da nossa parte vai resolver os problemas, muito menos é capaz de evitar os perigos. Por isso, mantenha-se alerta e aguarde a ação do Senhor. Ele é quem dá forças para ficar firme e resistir aos ataques do inimigo. – José Donato Cavalheiro

Só é possível evitar o perigo das armadilhas do Diabo se estivermos perto de Deus, que já o derrotou.


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.