share on:
Img_IconeBaixar_680px

09 de Junho de 2019

Leitura Bíblica: Atos 2.1-11

Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo! (At 2.21)

Os grandes acontecimentos relativos ao início da história da igreja se deram na cultura judaica, principalmente em Jerusalém. Ali ocorreram a morte e ressurreição do Senhor, por ocasião da Páscoa.

Cinquenta dias após, realizava-se no mesmo lugar outra festa, o Pentecostes (que celebrava o início da colheita), quando judeus falantes de diferentes idiomas foram surpreendidos por um grande alvoroço e, em suas próprias línguas, ouviram falar do amor de Deus.

Até então, o Espírito era enviado de forma eventual, a fim de capacitar um escolhido a desempenhar alguma tarefa específica.

 A leitura bíblica de hoje mostra que agora se cumpria uma antiga profecia, explicada por Jesus aos seus discípulos no texto conhecido como a Grande Comissão (Mt 28.19-20): ele veio em definitivo, para nos capacitar a testemunhar de Jesus e sua obra.

Não por acaso, a morte do Cordeiro de Deus ocorreu na Páscoa, quando se relembrava que o sangue de um cordeiro aplicado sobre um batente poupou da morte os filhos dos que assim procederam; agora, cumprido o sacrifício definitivo, o sangue de Jesus que tingiu o madeiro é suficiente para salvar da destruição certa quem, pela fé no Cordeiro, se coloca sob a cruz.

Creio que também não foi por acaso que a vinda do Espírito Santo se deu na festa da colheita, pois a mensagem que Jesus pregara estava madura e chegara a hora da colher os frutos, isto é, testemunhar dele a começar da cidade de Jerusalém, onde estavam, e depois estendendo-se para a região da Judeia e da vizinha Samaria.

A partir dali, aqueles pioneiros, até então encolhidos por medo da perseguição, se tornaram ousados e saíram pelo mundo a proclamar o Evangelho, que chegou até nós aqui, nos confins da terra.

O Espírito Santo a cada dia concede poder aos filhos de Deus para cumprir a ordem de proclamar as Boas Notícias de perdão a todo o que crer. – Miguel Herrera Jr.

O Espírito Santo, o Consolador prometido, vive em quem ama a Deus e o capacita a obedecer a ordem de Jesus.


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.