share on:
Img_IconeBaixar_680px

13 de Julho de 2019

Leitura Bíblica: João 21.15-19

Simão Pedro respondeu [a Jesus]: “Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras de vida eterna. Nós cremos e sabemos que és o Santo de Deus!” (Jo 6.68-69).

Não dá para pensar em Novo Testamento sem que lembremos de imediato da figura de Pedro. Seu nome original era Simão, mas Jesus lhe deu esse nome novo, provavelmente já antecipando o seu papel de destaque na edificação da igreja. Quantas características estão ligadas a este nome.

Quero relacionar algumas para nossa inspiração. Os defeitos que ele apresentava não eram exclusivos dele. Encontramo-los nos outros discípulos e também em nós. Penso que entre os discípulos ele foi o amigo mais devotado de Jesus. Por exemplo, mostrou coragem ao se dispor a enfrentar o mar tumultuado para andar sobre as águas e ficar próximo de Jesus.

Quando Jesus perguntou aos discípulos quem eles achavam que ele era, o resoluto Simão Pedro tomou a iniciativa de dizer o que ele e seus colegas pensavam: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo!” (Mt 16.16) Valente e também intempestivo, Pedro queria morrer por Jesus e chegou a usar uma espada para tentar defender o Senhor contra os soldados que vinham prendê-lo.

Ao mesmo tempo, era medroso: temendo ser preso também, negou a Jesus. Mas então foi capaz de reconhecer seu erro, chorando amargamente. Ao conversar com Jesus depois da ressurreição deste, ficou triste por ter de declarar três vezes que amava seu Senhor. Mas depois nunca mais vacilou em sua confissão: viveu-a na prática durante o resto de sua vida.

Sobre Pedro poderíamos escrever um livro volumoso. Uma biografia resumida quase não é possível, sempre deixará a desejar. Mas as qualidades e defeitos já citados mostram que Pedro não era um super-homem. Antes, como nós, era cheio de falhas, mas em vários momentos mostrou-se disposto a confiar e obedecer sem questionar muito. E esse é um exemplo digno de ser imitado! – Wilfried Köber

Os defeitos de Pedro nos encorajam a continuar caminhando com Jesus, pois o Senhor não rejeita quem o ama.


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.