share on:
Img_IconeBaixar_680px

11 de Março de 2020

Leitura Bíblica: Josué 4.1-24

No futuro, quando os filhos perguntarem aos seus pais: “Que significam essas pedras?”, expliquem a eles: aqui Israel atravessou o Jordão em terra seca (Js 4.21-22).

A leitura bíblica de hoje tem lugar no contexto de um milagre, ou seja, algo fora do alcance humano, uma intervenção completamente divina, sem explicação lógica: uma nação inteira passou pelo leito seco do rio Jordão, que ficou represado à distância pelo tempo necessário, designado por Deus, e depois voltou a correr normalmente. O v. 23 menciona que isto já havia ocorrido diante do mar Vermelho; agora, novamente a água não consegue impedir que os propósitos de Deus se cumpram. Pelo contrário: o Senhor remove qualquer obstáculo quando tem um propósito definido para seu povo! Depois desse acontecimento tão extraordinário, Deus ordena que Josué levante um memorial com doze pedras, representando todas as tribos de Israel, para que no futuro qualquer pessoa que passasse por ali visse os vestígios desse milagre grandioso e lembrasse mais uma vez do grande poder de Deus.

Na nossa vida, muitas vezes enfrentamos obstáculos que parecem querer impedir nossa caminhada. Você já se sentiu assim, sem saída aparente, sem ter para onde ir? Situações assim podem se repetir, como aconteceu na história do povo de Israel. O que se pode fazer nessa hora? Um olhar para trás ou para o mundo à nossa volta pode abrir nossos olhos para “pedras” que ficaram como memorial de ajudas passadas. Deus é Deus, e seu poder não muda! A forma de agir pode variar, mas o objetivo é sempre o mesmo: tornar conhecidos o seu poder e o seu amor! Por isso, na próxima situação adversa que você enfrentar, tente se lembrar – ou peça que alguém lhe conte – como Deus já interveio no passado. Essas lembranças também são “pedras” que ficam no caminho e servem de consolo e encorajamento para nós e para outros. – Aline Coscioni Schach

Memórias, cicatrizes, consequências boas e ruins – tudo pode servir como lembrete do amor de Deus!


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!