share on:
Img_IconeBaixar_680px

13 de Novembro de 2019

Leitura Bíblica: Josué 4.1-14

[As pedras] servirão de sinal para vocês (Js 4.6).

Depois de quarenta anos vagando pelo deserto, finalmente o povo de Israel atravessou o rio Jordão para entrar na terra de Canaã. Quando os sacerdotes pisaram as margens do rio, as águas que vinham do lado da nascente ficaram represadas, formando uma muralha; o restante escoou para o mar, deixando para trás o leito seco, de forma que o povo pôde atravessar com os pés secos. É nesse ponto que Deus dá a Josué a ordem que aparece na leitura bíblica de hoje. O que tinha acontecido ali deveria ser lembrado para sempre. O rio voltaria ao seu lugar, e nada restaria de visível daquele momento memorável. Por isso, o memorial de pedras tiradas do leito seco do rio ficaria ali para que nada disso fosse esquecido. É interessante que um memorial idêntico tenha sido levantado no meio do rio, no lugar onde os sacerdotes tinham ficado parados até que todo o povo terminasse a travessia. As águas do rio cobriram aquelas pedras, mas a marca estava lá do mesmo jeito.

Deus continua fazendo milagres até hoje, e o maior deles é a transformação que ele opera na vida das pessoas que se entregam aos seus cuidados e sua orientação. Quando Jesus passa a fazer parte da vida de alguém, isso também deixa marcas. A primeira delas é no íntimo: Deus enche a vida de paz e certeza do seu perdão para todos os pecados (nossa desobediência e rebeldia contra ele). Ninguém consegue enxergar isso, mas a experiência é real. E, assim como Josué recebeu a ordem de levantar um memorial visível, também nós precisamos permitir que a mudança interior se manifeste exteriormente, numa nova conduta visível que segue os exemplos de mansidão, amor e bondade do Senhor.

Portanto, se o prezado leitor crê em Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador, a sua vida interior já foi transformada. Mas essa experiência não pode se limitar ao nosso íntimo; ela deve ser comprovada pela mudança externa visível a todos. – Mário Miki

A vida convertida implica transformação interior que se evidencia também externamente.


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.