share on:
Img_IconeBaixar_680px

15 de Outubro de 2020

Leitura Bíblica: Gálatas 3.15-25

Se você parar de ouvir a instrução, meu filho, irá afastar-se das palavras que dão conhecimento (Pv 19.27).

Hoje celebra-se o dia do professor. A data remete a 15 de outubro de 1827, quando dom Pedro I decretou a criação de escolas para alfabetização. Nesta data, costumo lembrar dos muitos mestres que tive ao longo da vida, mas quem me alfabetizou tem um lugar especial em meu coração. Se hoje você pode ler este texto, é porque há algumas décadas Deus usou a professora Líria para me ensinar a ler e a escrever.

Muitos professores são também formados em Pedagogia. A palavra “pedagogo” tem origem grega e é composta pelas palavras traduzidas por “criança” e “conduzir”. O pedagogo era um escravo da família, responsável por levar a criança à escola quando esta completava sete anos. Além disso, ajudava-a em seu estudo e na realização das lições de casa. Ou seja, o pedagogo era quem guiava a criança ao conhecimento. Assim também são os professores, responsáveis por nos abrir as portas do saber e conduzir até ele.

No texto da leitura de hoje, Paulo afirma que a Lei dada por Deus a Moisés era nosso pedagogo até Cristo. Ele faz essa comparação porque havia pessoas confundindo os gálatas com o ensino de que o meio para se achegar ao Senhor era a prática das ordenanças da Lei. Mas Deus não cobra de nós obediência a esses mandamentos da época de Moisés para que possamos nos relacionar com ele. Ele nos proporcionou a Lei para que ela servisse de guia até o caminho certo, que é Jesus (Jo 14.6).

Assim, é bom estudar não somente a Lei, mas todo o Antigo Testamento, com o intuito de ser guiado a um conhecimento maior de Deus, ou seja, a Cristo (Hb 1.1-3), e para saber como agir de forma que agrade a Deus. Acima de tudo, porém, não se pode esquecer que quem nos liberta e justifica é Cristo. Afinal, assim como o bom professor ensina o aluno a pensar, a Lei nos ensina a amar a Deus e ter fé nele. – Cléber Mateus de Moraes Ribas

A Palavra de Deus sempre conduz e aponta para Cristo.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!