share on:
Img_IconeBaixar_680px

03 de Junho de 2020

Leitura Bíblica: Deuteronômio 11.1-9

Vocês mesmos viram com os seus próprios olhos todas essas coisas grandiosas que o Senhor fez (Dt 11.7).

Dizem que o brasileiro tem “memória curta”. É claro que não se aplica a todos, mas penso que é um problema bem comum. Dias atrás, eu mesmo me vi reclamando de uma situação que, em outro momento, já tinha vivido e superado. De repente, minha mente foi levada ao tempo passado, e então percebi o quanto estava sendo ingrato e injusto com Deus, que cuidou de mim naquela e em tantas outras ocasiões.

Na leitura de hoje, os israelitas estavam prestes a iniciar a conquista de Canaã, após 40 anos peregrinando pelo deserto. Sua motivação diante do desafio deveria ser a certeza de poder confiar no Deus que tanto fizera por eles no passado.

Minha experiência mostrou-me o quanto a “memória curta” pode ficar impregnada em nosso cotidiano. Envergonhado, resolvi que tenho de mudar se quiser confiar em Deus e me sentir mais seguro ante as diversas circunstâncias da vida. Como? Creio que fazendo o exercício proposto por Moisés ao povo de Israel: antes de murmurar, lembrar-me de tudo aquilo que o Senhor fez por mim ao longo da história da minha vida. Sim, é o passado que me faz ficar fortalecido no presente, que potencializa em mim a motivação, que me deixa seguro em Deus e esperançoso em relação ao seu cuidado. O tempo presente só pode ser um presente quando o passado é visto de maneira sadia e, por isso, me alavanca em confiança, segurança e esperança no enfrentamento da vida.

Se você está passando por uma fase complicada, olhe para trás e faça uma retrospectiva de sua trajetória. Não importa como você está agora: lembre-se de que Deus permitiu que você chegasse até esse momento. Nem seu passado, por mais difícil que possa ter sido, impediu isto. Então, força! Confie no mesmo Deus que sempre o guardou. Tudo o que ele fez no passado certamente também fará hoje e amanhã. – André Luis Pereira

Recordar o que recebemos de Deus capacita-nos para enfrentar os desafios da vida.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!