share on:
Img_IconeBaixar_680px

13 de Junho de 2019

Leitura Bíblica: Juízes 17.1-13

Vocês estão enganados porque não conhecem as Escrituras… (Mt 22.29).

Esta história de Mica se passou numa época em que Israel estava, de certa forma, órfão. Moisés havia morrido, Josué também, e não havia nenhum rei ou outra pessoa que guiasse o povo. Assim, “cada um fazia o que lhe parecia certo” (v.6).

Muitas lições podem ser tiradas desta história, mas quero chamar sua atenção para alguns pecados, isto é, atos que desagradaram a Deus. O primeiro foi o pedido da mãe de Mica para que ele fizesse um ídolo consagrado ao Senhor: mais de um século antes, ao entregar os Dez Mandamentos (Êx 20.4), Deus já havia proibido a confecção de imagens para adoração.

 Outra transgressão que quero destacar foi o fato de Mica ter feito de seu filho um sacerdote. Deus mesmo tinha definido que apenas os descendentes de Arão seriam sacerdotes (Êx 28.1), o que não se aplicava a Mica, que não era nem da mesma tribo que Arão. Um tempo depois, aparece um levita na casa de Mica. Este propõe ao rapaz que seja seu sacerdote por um pagamento anual de 120 g de prata.

Ora, apesar de este rapaz ser levita, isto é, da mesma tribo, ele não era descendente direto de Arão e, assim, também não poderia ser sacerdote. Além disso, como levita, ele deveria conhecer e ensinar a Lei dada por Deus, mas não o fez. Mesmo que nenhum dos erros cometidos nesta história tenha sido proposital, eles não deixam de ser pecado aos olhos de Deus. E isso tudo aconteceu porque Mica não conhecia o que o Senhor havia ordenado.

Será que, assim como Mica, você também não desobedece a Deus por não conhecer as instruções do Senhor? Talvez nem seja sua intenção; você apenas faz aquilo que lhe parece certo. Porém, diferentemente de Israel naquela época, hoje temos um guia: Deus nos deixou a Bíblia como manual. Agora, não precisamos fazer o que apenas achamos ser o certo, mas podemos fazer aquilo que, de fato, é correto. – Bruna Brasil Pereira Garcia Lima

Conhecer bem a Bíblia é essencial para viver de fato como Deus deseja.


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.