share on:
Img_IconeBaixar_680px

03 de Março de 2020

A lei do SENHOR é perfeita, e revigora a alma. Os testemunhos do SENHOR são dignos de confiança… (Sl 19.7).

Em Gn 49, Jacó abençoa seus filhos e também as tribos que eles formariam. Inspirado por Deus, aquele que antes era “o enganador” agora anuncia o que aconteceria no futuro com cada um deles. A parte que lemos hoje é sobre Judá, tribo da qual nasceram Davi e o próprio Jesus. Em termos de governo secular, esta tribo passou a ter proeminência quando Davi se tornou rei e recebeu a promessa divina de que seus descendentes continuariam no poder. Muitos estudiosos interpretam o v.10 como uma referência ao Messias, Jesus Cristo, que reinará eternamente sobre todas as nações quando vier o fim. A citação a um jumentinho faz lembrar quando ele entrou em Jerusalém montado num animal assim. Enquanto esteve na terra, porém, ele rejeitou qualquer aclamação como rei, pois seu governo é espiritual, eterno e celestial. O Rei sobre todos os reis já foi enviado por Deus e morreu no lugar dos verdadeiros culpados (nós) para dar ao ser humano o acesso ao Pai. Ele dá perdão e vida eterna aos que entregam suas vidas em suas mãos. Tal promessa cumprida nos faz pensar em outras que ainda não aconteceram: podemos confiar que se realizarão.

Para expressar suas promessas, Deus usou homens falhos como qualquer um de nós, o que demonstra sua grande misericórdia. Quem era Jacó e quem eram seus filhos? Estes inclusive cometeram uma grande maldade com seu irmão José, mas Deus usou aquilo para cumprir seus propósitos.

Como toda profecia registrada na Bíblia, aquelas palavras de Jacó são eternas, com cumprimento garantido pela fidelidade de Deus. Para quem crê em Cristo, é sempre um consolo saber que tudo o que Deus afirmou se cumprirá. A esperança fortalece os cristãos e exalta a glória divina. Benditos são aqueles que conhecem as promessas divinas e esperam ansiosamente por seu cumprimento! – Manoel de Jesus The

Posso encarar o hoje com a certeza de que Deus cumprirá todas as suas promessas.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!