share on:
Img_IconeBaixar_680px

26 de Março de 2020

Leitura Bíblica: Marcos 5.21-23, 35-42

Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o SENHOR, o teu Deus, te dá (Êx 20.12).

Os pais têm a função de cuidar e educar, e esse processo vai variar de acordo com a família, todavia a finalidade é a mesma: que o filho aprenda a viver de forma digna e saudável. Quero ressaltar aqui meus pais como exemplo. São duas ótimas pessoas, com características distintas, mas trabalhando no mesmo objetivo. Não importa quantos anos tenhamos: eles irão, até o fim de suas vidas, educar e cuidar de mim e do meu irmão com o mesmo amor de quando éramos crianças.

Em 2014, sofri um acidente grave em que perdi parte dos movimentos de um braço. Após uma cirurgia para colocar uma prótese, fiquei totalmente dependente dos meus pais. Eles me levavam ao banheiro, davam banho e comida, me vestiam, me coçavam: faziam o que eu não conseguia. Ficaram noites sem dormir e enfrentaram seus problemas de saúde para que eu vencesse os meus. Eu via como eles estavam exaustos, mas mesmo assim se doavam além do limite para o meu bem.

No texto de hoje, vejo como Jairo se preocupava com sua filha, tanto que procurou a melhor saída para o drama dela. Esse é o amor dos pais: infindável! Ao mesmo tempo, existem também aqueles que abandonam, não dão limites ou afeto. O rei Manassés queimou o próprio filho em sacrifício! (2Rs 21.6) Jacó gostava mais de José que de seus outros filhos (Gn 37.3), e isso era tão perceptível que eles sentiam ciúmes. Eli honrava mais seus filhos que ao Senhor (1Sm 2.29), por isso não os disciplinou como devia.

O mandamento expresso no versículo em destaque se aplica a todo tipo de pais: os que cuidam e os que não cumprem bem o papel. Não importa o que seus pais fazem ou deixam de fazer; se são cristãos ou não: eles devem ser honrados. Se eles nunca foram ou não estão mais presentes, agradeça a Deus por eles, lembrando que tinham suas próprias limitações (e perdoe o que for preciso, honrando assim sua memória). – Gabriel de Araújo Almeida

Por amor ou por obediência, honre sempre os seus pais.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!