share on:
Img_IconeBaixar_680px

28 de Setembro de 2019

Leitura Bíblica: Lucas 15.11-32

Honra teu pai e tua mãe, como te ordenou o Senhor, o teu Deus, para que tenhas longa vida e tudo te vá bem na terra… (Dt 5.16a)

A parábola do filho perdido é muito conhecida, mas nesta meditação gostaria de analisar um pouco a figura do pai. Na primeira vez em que aparece (v.11-12), ele atende a um pedido do filho mais novo, embora este não tivesse direito àqueles bens; não obriga o rapaz a ficar em casa. No v.20, vemos o pai correndo ao encontro daquele filho desnaturado, abraçando-o e beijando-o. O filho veio pedir para ser um dos empregados do pai. Este tinha três opções: recebê-lo como filho, aceitá-lo como empregado ou mandá-lo embora. Ele não só o aceita de volta como filho, mas ainda faz uma grande festa. Aquele pai parecia estar esperando a volta de seu filho. Quando então o mais velho demonstrou ciúmes e se queixou da bondade do pai, este ainda procurou reconciliação, tentando levá-lo a aceitar o irmão de volta. As atitudes deste pai deixam claro que amava seus filhos, não importa o que eles tinham feito.

Acho que muitas pessoas queriam um pai como este. Talvez você tenha um pai que o ame incondicionalmente. Se sim, não se esqueça de agradecer sempre a Deus por isso. Mas, olhando a realidade da vida, vemos que há muitos pais bem diferentes desse ideal. São homens que não se preocupam com os filhos e não os respeitam; vivem sem medir as consequências de suas atitudes na vida das crianças; abandonam-nos física ou emocionalmente… Às vezes nem precisam chegar ao ponto de fechar as portas da casa aos seus filhos, pois há muito tempo já lhes fecharam a porta do coração.

Se você tem um pai assim, não desanime: seja um filho amoroso, atencioso, perdoador. Não perca as esperanças, pois o Senhor pode transformá-lo e fazer com que ele mude suas atitudes. O seu papel como filho é honrar seu pai, independentemente de como ele é. E não se esqueça: acima de tudo, Deus quer ser seu pai, e nunca vai fechar as portas para você. – Aline Coscioni Schach

Honrar os pais não é opção, é ordem do Senhor – e vem com promessa de vida longa e favor divino.


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.