share on:
Img_IconeBaixar_680px

06 de Maio de 2020

Leitura Bíblica: Romanos 12.17-21

Vivam em paz uns com os outros (1Ts 5.13b).

Você se irrita com facilidade? As circunstâncias podem mudar seu humor de repente? Consegue manter a calma quando é maltratado? É fácil deixar-se afetar pelo mau humor do próximo, mas isso na verdade é um grande problema, algo que precisamos combater para que a situação não saia do controle.

Conta-se de dois homens foram a uma banca de jornais. Um deles cumprimentou gentilmente o vendedor, mas este respondeu apenas com mau humor. Sem se abalar, o cliente pegou o jornal jogado na sua direção, sorriu amavelmente e desejou um bom fim de semana ao jornaleiro. Enquanto os dois continuavam a caminhar pela rua, o segundo perguntou ao primeiro: “Ele é sempre tão rude com você?” Este respondeu que infelizmente sempre era assim. “Mas você é sempre tão amigável com ele?” “Sim, eu tento”. O segundo homem não se conformou: “Por que você é tão educado, já que ele é tão grosseiro?” “Porque não quero que ele decida como eu devo agir”.

A Bíblia tem recomendações muito práticas nesse aspecto, como vimos na leitura bíblica de hoje. Diz que precisamos amar nosso próximo, que não devemos revidar as injustiças sofridas e – mais ainda – tomar a iniciativa consciente de fazer o bem de forma concreta a quem nos maltrata. Desse modo, tratar o outro com bondade é um jeito de honrar a Deus e expressar que reconhecemos que ele cuida de nós mesmo quando não o merecemos.

Para isso, não basta sorrir e ser gentil com quem é agradável. Precisamos manter a calma quando somos desafiados, perseguidos, injuriados, injustiçados. O ensino e o próprio exemplo de Jesus mostram que o verdadeiro filho de Deus não teme “levar desaforo para casa” ou “engolir sapos” ou ter qualquer outra atitude de mansidão. Sigamos o modelo deixado pelo Senhor, de forma que vivamos em busca de paz. Melhor do que ser contaminado pelo ambiente e pelas pessoas é quando a nossa presença transforma os outros. – Hebert dos Santos Gonçalves/Doris Köber

Viver em paz muitas vezes exige um preço alto – mas é um jeito garantido de agradar a Deus!


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!