share on:
Img_IconeBaixar_680px

28 de Dezembro de 2019

Leitura Bíblica: Tiago 5.7-11

Sejam pacientes e fortaleçam o seu coração (Tg 5.8a).

Depois de tanto ouvir sobre ansiedade em meus momentos devocionais e como vencê-la, eu ainda precisava aprender sobre paciência. Muitas vezes, as lições que necessitamos entender vêm com uma ilustração, como faz Tiago com os exemplos do agricultor e dos profetas.

Quem planta aguarda com paciência o fruto da terra. O agricultor não espera o incerto, porque antes trabalha o solo, identifica as estações, conhece sua semente e a cultiva, protegendo a colheita. Quando há a convicção de que todo o possível foi feito, a fé nos recorda que é Deus quem dá o crescimento, e assim descansamos. Por isso a paciência é tão importante: está intimamente ligada ao que acreditamos.

Os profetas também semearam, em “terrenos” talvez mais difíceis: exortavam um povo rebelde. Por suas palavras foram perseguidos, presos, desacreditados e passaram por escassez. Mesmo assim, perseveraram. Imagine quanta paciência é necessária para continuar falando para quem não quer ouvir; sobretudo para não permitir que as privações influenciassem sua fé. Por meio de seu exemplo, escutei nitidamente: “Não pare. Não desista de pessoas. Vá até o fim com o que começou e fique tranquila: os resultados não dependem de você”. De fato, os profetas pregavam, mas quem convencia o povo levando-o ao arrependimento era Deus, não eles.

Qual é a nossa resposta diante do nosso próprio sofrimento e das dificuldades? A verdade é que nem sempre enfrentamos as situações da melhor forma. Podemos achar que somos os únicos a passar por elas, e o medo faz com que fiquemos paralisados. Fugimos e nos escondemos, tal como Elias quando foi para uma caverna (1Rs 19). Se a pressão é grande, há aqueles que pedem até a morte. Mas ser paciente é fortalecer o coração; mantê-lo inteiro também é lembrar que ainda que não enxerguem o fruto do seu trabalho, os cristãos semeiam para a eternidade. – Angel de Andrade Blumer Gonçalves Larsen da Silva

Que Deus nos fortaleça para que sejamos pacientes ao enfrentar as dificuldades da vida.


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.