share on:
Img_IconeBaixar_680px

18 de Maio de 2019

Leitura Bíblica: Gênesis 16.1-4

Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio (Gl 5.22,23a).

Você já perdeu a paciência alguma vez? Estou certo que sim. Eu também já me impacientei em muitas ocasiões, e isso geralmente não é muito bom. Manter a serenidade pode ser difícil em determinadas situações, mas precipitar-se pode trazer consequências difíceis.

 Quando abandonamos a paciência, geralmente agimos de forma impulsiva e acabamos fazendo coisas de que mais tarde nos arrependemos, ainda que na hora tenhamos uma justificativa para nossas ações.

O texto bíblico que indiquei para leitura fala da falta de paciência de Abrão e Sarai. Eles já eram avançados em idade quando Deus lhes prometeu uma descendência. Imaginaram então que, como já eram idosos, isso aconteceria logo, afinal não tinham mais muito tempo a perder.

Mas o filho não veio com a rapidez esperada e chegou o momento em que Sarai perdeu a paciência. Note que ela usa uma justificativa muito “espiritual”, insinuando que esse “novo procedimento” poderia ser até mesmo o que o Senhor esperava dela. Abrão também não se conteve e prontamente atendeu à proposta de sua mulher.

Aparentemente, encontrar um jeito de contornar a espera tinha dado certo. A serva egípcia Hagar engravidou. Talvez inicialmente veio aquele suspiro de alívio, mas este logo se tornou em sofrimento para Sarai, e uma série de realidades difíceis surgiram dessa falta de paciência “justificável” de Abrão e Sarai.

Talvez você se lembre de situações da sua vida nas quais você perdeu a paciência. Como foram estas experiências? Quero desafiar você hoje a cultivar a paciência com mais perseverança. Ser paciente faz parte do fruto do Espírito Santo que brota naqueles que entregam sua vida e suas decisões a Deus. Eu sei que nem sempre é fácil, mas persistir na paciência é muito melhor do que perdê-la. – Marcos Passig

Em Jesus Cristo temos o exemplo de alguém que foi paciente mesmo em situações extremas.


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.