share on:
Img_IconeBaixar_680px

01 de Dezembro de 2019

Leitura Bíblica: Êxodo 12.29-32

Aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça! (Mt 13.9).

Quando Deus falou a Abraão que dele procederia um grande povo, também disse que durante quatrocentos anos seus descendentes seriam oprimidos, mas que, depois desse tempo, seriam libertos (Gn 15.13-14). Séculos depois, parte dessa promessa já havia se cumprido: os descendentes de Abraão, os israelitas, haviam migrado para o Egito e lá se tornaram um povo numeroso, sendo escravizados pelo faraó. Para cumprir o que faltava da promessa, Deus levanta Moisés para libertar o povo.

Contudo, as coisas não foram tão rápidas e fáceis. Moisés comunicou ao faraó que o Senhor lhe ordenava que deixasse o povo ir, o que foi completamente ignorado. Então Deus envia pragas para mostrar aos egípcios o seu poder e que os israelitas de fato eram especiais. A água do Nilo transformou-se em sangue, surgiram rãs, piolhos e moscas, uma praga matou os rebanhos dos egípcios, feridas cobriram as pessoas, choveu granizo, vieram gafanhotos e trevas cobriram a terra. Porém, todos estes sinais não foram o bastante para que o faraó desse ouvidos ao que Deus estava lhe dizendo. Assim, o Senhor decide mandar uma última praga: matar os primogênitos. Quando o faraó viu que seu filho estava morto, mandou chamar Moisés e disse a ele que todos fossem embora.

É até compreensível para nós a razão pela qual o faraó não queria deixar os israelitas irem. O Egito perderia parte significativa de sua força de trabalho. Mas será que era preciso que a situação fosse tão longe? Se o faraó tivesse obedecido à voz do Senhor em qualquer momento durante as nove pragas anteriores, o Egito não teria sofrido tanto. A lição aqui é bastante clara: não ouvir o que Deus diz só resulta em sofrimento para nós. O que ele ordena a princípio pode parecer sem sentido ou que trará apenas prejuízos. Mas ele, além de ser soberano, também é bom e se agrada quando lhe obedecemos. Quando ele disser algo a você, apenas confie e obedeça! – Bruna Brasil Pereira Garcia Lima

Ouvir a Deus não é só escutar a sua Palavra, mas principalmente obedecer!


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.