share on:
Img_IconeBaixar_680px

19 de Setembro de 2020

Leitura Bíblica: Sofonias 2.8-11

[Jesus], sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz! (Fp 2.8)

A leitura bíblica e o versículo em destaque retratam atitudes radicalmente opostas. Moabe e Amom, nações inimigas de Israel, são condenadas por seu orgulho, enquanto Jesus, o próprio Deus, abriu mão de sua glória para assumir a posição mais humilde possível. Já imaginou alguém que pode destruir a terra com um sopro deixando-se ser crucificado?

O orgulho tem sua origem em Satanás, o inimigo de Deus. Ele mesmo caiu por causa da sua soberba e não se cansa de tentar inspirar essa postura no ser humano. Ela nos leva a acharmos que somos bons (ou até melhores) que as outras pessoas e, muitas vezes, até que o próprio Deus. Essa atitude acaba sendo um dos maiores venenos para a convivência humana e para o nosso relacionamento com o Senhor. Daria para escrever livros inteiros sobre os transtornos que o orgulho provoca em todos os setores da sociedade. Esse problema não aparece só em artistas, autoridades ou intelectuais, mas infelizmente também em cristãos e nas suas comunidades, a exemplo do que acontecia na igreja em Corinto, severamente repreendida pelo apóstolo Paulo por causa da sua altivez.

O ser humano acha que precisa ser orgulhoso para obter sucesso. Mas as Escrituras dão muitos exemplos de humildade vitoriosa. O texto de Sofonias lembrou-me um caso singular: Rute! Esta moça era de Moabe, uma das nações advertidas por Deus aqui. Mas Rute não era orgulhosa: em vez disso, trabalhou duro para sustentar sua sogra, mesmo tendo sido liberada dessa obrigação. E onde a encontramos séculos depois? Seu nome está registrado entre os ancestrais de Jesus, embora nem israelita fosse!

Para o cristão, sucesso é receber a aprovação de Deus, e esta está reservada aos que agem como Jesus, com humildade e sempre colocando o bem do outro acima do próprio. – Manoel de Jesus The/Dóris Körber

“Na verdade, ninguém pode ao mesmo tempo chamar atenção para si e glorificar a Deus.” (Louis Benes)


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!