share on:
Img_IconeBaixar_680px

13 de Janeiro de 2020

Leitura Bíblica: Neemias 6.1-16

Estavam todos tentando intimidar-nos, pensando: “Eles serão enfraquecidos e não concluirão a obra”. Eu, porém, orei pedindo: Fortalece agora as minhas mãos! (Ne 6.9)

Reconstruir os muros da cidade de Jerusalém era algo muito importante para o povo judeu. Cercada, uma cidade ficava fortificada e menos vulnerável aos inimigos. No caso dos judeus, serviu também de comprovação do poder de Deus, como mostra o final da leitura bíblica de hoje. Neemias recebeu do Senhor esta missão tão especial, mas isso não significava que tudo correria bem. Assim, diante das dificuldades, como vemos no versículo em destaque, ele orava, pedindo a Deus que o fortalecesse para tornar aquele objetivo realidade. Em vez de deixar que obstáculos o desencorajassem, ele buscou forças em Deus.

É normal encontrar dificuldades pelo caminho quando estamos perseguindo nossos objetivos. Podem ser problemas que nós mesmos levantamos (p.ex. achando que não somos capazes, que será difícil demais) ou que outros colocam (dizendo que não vai dar certo e recusando-se a ajudar). Contudo, o relato de hoje mostra como podemos enfrentar esses empecilhos: com oração. Paulo também nos orienta a não ficar ansiosos, mas apresentar nossos pedidos a Deus (Fp 4.6). E, assim como Neemias, que buscou socorro em Deus num momento de dificuldade, a Bíblia relata vários exemplos de pessoas que fizeram o mesmo, como Ana (1Sm 1), Josué (Js 10), Davi (Sl 3) e Ezequias (2Rs 19). Talvez a oração não elimine os obstáculos, e com certeza não fará acontecer deliberadamente todas as nossas vontades. No entanto, ela nos aproxima de Deus e, consequentemente, da vontade dele. Se nossos planos ou desejos estão de acordo com a vontade de Deus, o objetivo final será alcançado com a aprovação do Senhor. Lembre-se de que Deus não promete tornar a vida de seus filhos mais fácil, mas que estará com eles em cada caminhada, o que tornará o fardo mais leve e dará uma vida de aprendizado. – Richard Presley Silva Lima Brasil

“Quando os problemas encontram os cristãos orando, eles fazem mais bem do que mal.” (J. Blanchard)


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!