share on:
Img_IconeBaixar_680px

15 de Março de 2020

Leitura Bíblica: Lucas 6.6-10

Se [algum de vocês] sofre como cristão, não se envergonhe, mas glorifique a Deus por meio desse nome (1Pe 4.16).

Vivemos em um mundo em que, estranhamente, é mais fácil fazer o errado do que o certo. Encontramos oposição quando obedecemos a Deus. Agimos corretamente e somos criticados. Como resultado, muitos acabam desistindo de fazer o bem! Talvez o apóstolo Paulo tenha pensado nessas situações quando recomendou aos gálatas em sua carta que não se cansassem de fazer o bem (Gl 6.9). Essa oposição não é de agora. Até Jesus foi perseguido por curar uma pessoa em um dia considerado exclusivo para descanso.

Ele deixou claro que veio à terra para servir os outros (Mc 10.45). Por isso, curava gente marginalizada (como leprosos e pessoas com deficiências) e dava atenção e dignidade aos malvistos (como cobradores de impostos e prostitutas). Isso não agradava nada aos líderes religiosos, uma vez que feria por completo o código dos costumes estabelecido por eles.

Neste episódio da leitura de hoje, os fariseus e os mestres da lei estavam ali na sinagoga não para adorar a Deus, mas para espionar Jesus, procurando motivo para acusá-lo (v. 7). Jesus sabia disso. E, em vez de curar aquele homem em segredo, ele age publicamente, sem temor. Apesar da fúria que isso certamente despertaria naqueles religiosos, Jesus não se esquiva de derramar de sua graça a quem necessitava.

Em nosso país não há perseguição explícita, com ameaças à vida, por obedecermos a Deus, mas certamente há prejuízos em algum nível. Pode ser que alguém perca uma promoção no trabalho pela recusa em ser desonesto. Ou se torne motivo de chacota de um grupo social por causa de seus valores. Ainda que isso esteja acontecendo com você, quero encorajá-lo a se manter firme em obediência a Deus, pois essa é a melhor forma de glorificar o Senhor (veja o versículo em destaque). Além disso, nada se compara a ouvir da boca de Deus: “Muito bem, servo bom e fiel” (Mt 25.21). – Bruna Brasil Pereira Garcia Lima

Lembrar da perseguição sofrida por Jesus ajuda a não desanimar diante da oposição (cf. Hb 12.3).


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!