share on:
Img_IconeBaixar_680px

25 de Outubro de 2020

Leitura Bíblica: Neemias 4.1-9

Mas nós oramos ao nosso Deus e colocamos guardas de dia e de noite para proteger-nos deles (Ne 4.9).

Neemias foi o líder responsável por levar um grupo de judeus do exílio na Babilônia para Jerusalém, a fim de reconstruir os muros destruídos da cidade. O capítulo 3 do livro mostra o tamanho desse projeto e que Neemias sabia bem o que queria, coordenando mais de quarenta grupos de trabalho. Era uma obra árdua e grande, que necessitava de inspeção e também determinação para ser concluída. Em meio a tudo isso, surgiram opositores de todos os lados: Sambalate e os samaritanos do norte; Tobias e os amonitas a leste; os árabes ao sul e os asdoditas a oeste. Esses adversários queriam causar confusão e atacar Jerusalém. A zombaria foi cruel: Sambalate insultou os judeus, chamando-os de fracos e dizendo que um muro construído com aquele material não serviria para nada. Tobias chegou a afirmar que até mesmo uma raposa poderia derrubar aquele muro. Com o trabalho intenso, as zombarias e ameaças dos inimigos, o povo começou a ficar cansado (v.10). O que fazer diante destas dificuldades? Neemias, como um bom líder, levou o povo a orar e também agiu, colocando guardas de dia e de noite em locais específicos, para que obra prosseguisse.

Pressões vindas de fora ou mesmo internas causam transtornos e nos fazem acreditar que nossa tarefa é impossível de ser realizada. Por isso, é necessário olhar para o Senhor e não para as limitações que aparecem. Foi o que Neemias fez: permaneceu firme, pois cria que Deus os conduzia. Ele era um homem de oração (este livro de 13 capítulos cita mais de dez preces de Neemias), e isso era o que determinava a sua vida; sua força, ânimo e sabedoria para agir provinham dessas orações. Assim, apesar das oposições enfrentadas, Neemias foi bem-sucedido em orientar o povo na reconstrução de muralhas que estavam caídas há mais de 130 anos – e, pasmem: concluindo a tarefa em apenas 52 dias (Ne 6.15)! – Marivete Kunz

Manter-se próximo de Deus é a melhor forma de resistir ao inimigo.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!