share on:
Img_IconeBaixar_680px

13 de Agosto de 2019

Leitura Bíblica: Levítico 22.17-21

Pelo cumprimento da vontade [de Deus] fomos santificados, por meio do sacrifício do corpo de Jesus Cristo, oferecido uma vez por todas (Hb 10.10).

O livro de Levíticos traz uma série de instruções sobre como o povo deveria viver para agradar a Deus. Embora para nós, ocidentais do século 21, de cultura marcadamente humanista e liberal, pareça ser uma lista de exigências sem fim, na verdade expressava o modo pelo qual o povo deveria espelhar a santidade e justiça de Deus em meio a um mundo dominado por muita perversão. O texto da leitura de hoje dá orientação sobre as ofertas voluntárias que alguém poderia apresentar a Deus. Para que este sacrifício fosse aceito, a lei pedia a apresentação de um animal sem qualquer defeito.

Tal exigência não era mero capricho. A santidade absoluta de Deus demanda nada menos que perfeição. Nada defeituoso ou deficiente seria aceito. O padrão altíssimo dessa lei revelava também a incompetência profunda do ofertante. Era necessário entregá-lo com a fé de que o próprio Deus santificaria o sacrifício e o tornaria adequado. Isso ensina que nossas ofertas são insuficientes porque estão contaminadas com nossa própria deficiência. Somos aceitos somente porque um Cordeiro sem defeito foi sacrificado por nós antecipadamente: Jesus.

Toda vez que ousamos pensar que podemos oferecer algo de nós mesmos ou por nossas forças, ou julgamos e condenamos alguém por causa da deficiência de suas ofertas, estamos cometendo um grande erro! Ninguém jamais é aceito com base em suas dádivas. Somos e seremos aceitos única e exclusivamente por causa da oferta perfeita de Cristo em nosso favor.

Isso nos impede de achar que somos melhores ou piores que o outro. É o favor de Deus que nos faz ver quem somos e quem ele é! É seu favor que muda tudo na nossa vida! É, sempre, seu favor que santifica a nós mesmos e aquilo que lhe oferecemos! – Heloísa Oliveira Machado

Nossas vidas e ofertas só são aceitáveis se forem santificadas pelo Cordeiro de Deus.


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.