share on:
Img_IconeBaixar_680px

01 de Abril de 2020

Leitura Bíblica: Lucas 4.1-13

Tendo terminado todas essas tentações, o diabo o deixou até ocasião oportuna (Lc 4.13).

A ida de Jesus ao deserto foi uma atitude de obediência. Mas, em um momento de vulnerabilidade e fraqueza física, o diabo encontrou uma oportunidade de afastá-lo de seus propósitos. Ofereceu-lhe alternativas de atuação que, à primeira vista, se alinhavam com os objetivos de Jesus. Apesar de bastante atrativas, o Senhor foi capaz de escapar da armadilha.

Ele identificou os erros na argumentação do diabo baseando-se em trechos das Escrituras que havia memorizado – não apenas os tinha na ponta da língua, mas pôde relacioná-los com o mundo à sua volta e às situações que vivia. Hoje, muitos têm a Palavra de Deus, a Bíblia, em seus smartphones, e podemos encontrar um versículo que está no fundo da memória digitando umas poucas palavras no aplicativo. Temos fácil acesso aos textos, mas sabemos aplicá-los? Talvez esta facilidade dos dias atuais abra até mais margem para erros. Mesmo uma simples citação bíblica não garante uma boa interpretação: observe que até Satanás emprestou a expressão “está escrito” ao tentar colocar em dúvida inclusive a filiação divina de Jesus. Afinal, não parecia incoerente vê-lo naquela situação?

No meio cristão, vive-se cercado por afirmações falsas sobre a forma como o seguidor de Jesus deveria ser “abençoado”, tendo à disposição tudo o que pudesse desejar – como se os “filhos do rei” fossem mais importantes que o próprio Rei.

Assim como dificuldades e tentações fizeram parte da vida de Jesus, também fazem parte da nossa. Entre nossa expectativa de socorro e a resposta de Deus, podem aparecer atalhos que são tão atraentes quanto errados. Por isso, ao encontrar situações de perigo, podemos aprender com Cristo a vencê-las usando o conteúdo das Escrituras dentro do seu devido contexto e confiando que a providência de Deus virá no momento apropriado. – William Grinberg Stikan

A Palavra de Deus é ferramenta essencial para combater a tentação – mas só se for usada corretamente.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!