share on:
Img_IconeBaixar_680px

3 de Dezembro de 2020

Leitura Bíblica: Gálatas 3.6-14

É evidente que diante de Deus ninguém é justificado pela Lei, pois “o justo viverá pela fé” (Gl 3.11).

Você conhece alguém que consegue cumprir todos os mandamentos de Deus? Não? Nem eu. E sabe por que não? Porque não existe ninguém capaz de fazer isso. Ora, então para que eles servem? Para que foram instituídos? Entendo que a lei de Deus existe com uma tripla finalidade: 1) apontar para a santidade do Senhor; 2) deixar claro que o ser humano é pecador (isto é, que não tem condições de agradar a Deus); 3) levar as pessoas a buscarem ajuda em Cristo.

Nossa relação com a lei de Deus deve evitar os extremos. De um lado, embora sabendo que não seremos capazes de cumpri-la integralmente, não devemos desprezá-la, porque abandoná-la nos levará à leviandade. De outro lado, não podemos viver escravos dela. Isso pode levar à loucura, ao legalismo e até mesmo a heresias.

Portanto: obediência ou fé? Na verdade, uma não exclui a outra, pelo contrário: elas se ajudam; na medida em que me esforço para obedecer, mantenho, pela fé, a certeza de que o Senhor permanece fiel mesmo diante da minha infidelidade. É preciso reconhecer nossa fraqueza e pedir a intervenção diária do Senhor na nossa vida.

A obediência é uma resposta ao amor de Deus. Não obedecemos para sermos amados. Obedecemos porque ele nos ama. Jesus disse que, se o amássemos, guardaríamos os seus mandamentos. O termo “obediência” assusta muita gente. Parece uma palavra fora de moda. Mas o querer obedecer é inerente a todos que andam pela fé. Cremos na Palavra, cremos que Deus nos ama e que seus mandamentos são para o nosso bem, por isso obedecemos.

Assim, peçamos ao Senhor que nos ajude em nossas fraquezas, reconhecendo que somos pecadores e necessitamos do seu perdão e ajuda na caminhada da vida. Afinal, quem crê deseja ser um filho obediente e sincero no cumprimento da sua palavra! – MG

A verdadeira fé nos leva à obediência.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!