share on:
Img_IconeBaixar_680px

16 de Maio de 2020

Leitura Bíblica: Ezequiel 33.28-33

Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti (Sl 119.11).

Ezequiel exercia seu trabalho como mensageiro de Deus junto aos hebreus exilados na Babilônia. Eles vinham até sua casa ouvir a mensagem do Senhor. Imagino Ezequiel animado com esse aparente interesse. Mas Deus, que tudo sabe, foi franco com ele. Disse-lhe que, apesar de seus compatriotas chamarem uns aos outros para irem juntos ouvir o que o Senhor tinha a dizer (v.30), na verdade não pretendiam obedecer. Diziam isto para parecer devotos e piedosos, mas na verdade não queriam mudar seu comportamento. Ouvir o profeta era apenas entretenimento. Ezequiel deve ter se decepcionado quando Deus lhe disse que para os israelitas o profeta não passava de um bom músico, que sabia cantar e tocar.

Aqueles exilados, como todas as pessoas que não se arrependem de sua rebeldia contra Deus, só levariam a sério a palavra do juízo do Senhor quando ela se cumprisse e fosse tarde demais. Foi o que aconteceu (vs. 21,28,29,33).

Ocorreu com eles o que Jesus ensina: “Quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda” (Mt 7.26,27).

Mas Jesus, que nos ama, quer que sejamos vencedores em meio às tempestades da vida. O segredo da vitória está nestas suas palavras: “Eu lhes mostrarei com quem se compara aquele que vem a mim, ouve as minhas palavras e as pratica. É como um homem que, ao construir uma casa, cavou fundo e colocou os alicerces na rocha. Quando veio a inundação, a torrente deu contra aquela casa, mas não a conseguiu abalar, porque estava bem construída” (Lc 6.47,48). Se você quer terminar sua vida como um vencedor, construa-a sobre a rocha que é Cristo, crendo nele e obedecendo ao Senhor. – Sérgio Vilmar Markus

Para vencer, é preciso obedecer a Deus. E isso só é possível a quem crê nele.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!