share on:
Img_IconeBaixar_680px

09 de Novembro de 2019

Leitura Bíblica: Salmo 4.1-8

Muitos perguntam: “Quem nos fará desfrutar o bem?” Faze, ó Senhor, resplandecer sobre nós a luz do teu rosto! (Sl 4.6)

O ser humano sempre foi um eterno descontente. Apega-se aos bens materiais, buscando satisfação em um ou mais desses três “deuses”: dinheiro, sexo e poder, mas não a encontra. Filósofos e pensadores de todos os séculos já tentaram encontrar uma resposta para a questão que o salmista levanta no versículo chave: “onde encontrar o bem(-estar)”? É a falta de uma resposta adequada que nos deixa sempre infelizes. Mas este não é o caso do salmista. Ele sabe de onde pode tirar felicidade e por isso pede: “Senhor, mostra-nos a tua bondade!” Esta é outra tradução possível para o v.6b.

Deus atendeu a esse anseio humano quando enviou Jesus para viver e morrer como homem. Ao viver aqui, espalhou a luz de Deus ao seu redor, como ele mesmo afirmou: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas” (Jo 8.12). Ao morrer para pagar pelo pecado (a rebeldia contra Deus) da humanidade inteira, inclusive o seu, deixou claro que a bondade divina vai até as últimas consequências: “Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores” (Rm 5.8).

Por causa de tamanho amor da parte de Deus, o salmista conclui que a alegria que o Senhor coloca no íntimo de seus filhos é muito melhor que qualquer riqueza ou realização material, terminando o salmo com uma declaração de confiança máxima: “Em paz me deito e logo adormeço, pois só tu, Senhor, me fazes viver em segurança” (v.8).

Em meados do séc. 2, o já idoso Policarpo de Esmirna, discípulo do apóstolo João, respondeu ao juiz que insistia com ele para que renunciasse à sua fé, a fim de evitar a execução: “Há oitenta e seis anos que o sirvo e nunca me fez mal algum. Como poderia blasfemar meu Rei e Salvador?”. Ele tinha entendido qual era o supremo bem: morrer com Deus é melhor que viver sem ele. – Manoel de Jesus The

Qual é o bem mais valioso que você possui?


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.