share on:
Img_IconeBaixar_680px

01 de Fevereiro de 2020

Leitura Bíblica: Isaías 13.19-14.11

O Deus dos céus estabelecerá um reino que jamais será destruído (Dn 2.44a).

Em 1991, o mundo viu, perplexo, o fim da União Soviética. Para manter seu regime comunista e secularizado, ela dominou muitas nações da Europa com “mão de ferro”, sufocando, implacavelmente, qualquer resistência. Restringia a liberdade de expressão, prendendo, torturando e matando milhões de pessoas, entre elas dissidentes e cristãos. O bloco durou pouco mais de 70 anos. Seu poder militar era gigantesco, mas surpreendeu a facilidade e a rapidez com que esta superpotência caiu, sem ser dado um único tiro.

Com a Babilônia se deu algo parecido, em 539 a.C. Seus exércitos “subjugaram as nações com perseguição implacável” (v.6b), mas ela tombou inesperadamente, sem nenhuma batalha, quando os medos e persas entraram na cidade furtivamente, à noite, enquanto o rei se banqueteava com seus nobres (Dn 5). Sua queda foi predita pelo profeta Isaías, conforme lemos hoje. A história mostra impérios levantando-se e caindo. Mesmo que pensassem ser invencíveis, tinham sua fraqueza. Um dia, porém, se levantará um que nunca cairá, por ser indestrutível, sem igual – o reino que Deus estabelecerá.

Para os judeus que sofriam por estar longe de sua terra sob o cativeiro da Babilônia, era reanimador saber que esta cairia em breve e que, no fim, prevaleceria o governo do Deus único e verdadeiro. Do mesmo modo, você pode se fortalecer ao saber que as aflições deste mundo opressor um dia acabarão. Os cristãos, então, viverão com Deus em seu reino, que “jamais será destruído” (Dn 7.14c).

Este reino já se faz presente na vida dos que creem em Jesus, o Filho de Deus (Cl 1.13). Eles “reinarão com ele” (Ap 20.6) quando vier o fim e Cristo “entregar o Reino a Deus, o Pai, depois de ter destruído todo domínio, autoridade e poder” (1Co 15.24). – Sérgio Vilmar Markus

O cidadão do Reino não teme ameaças externas e sabe que este governo é o mais justo de todos!


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!