share on:
Img_IconeBaixar_680px

02 de Dezembro de 2019

Leitura Bíblica: Deuteronômio 10.12-21

Temam o Senhor, o seu Deus, e sirvam-no. Apeguem-se a ele e façam os seus juramentos somente em nome dele (Dt 10.20).

Logo depois de mencionar as tábuas de pedra que o Senhor entregou ao povo de Israel com os mandamentos divinos, Moisés resume e fundamenta essas ordens na leitura bíblica proposta para hoje. A primeira e mais importante instrução é: temer a Deus, amá-lo e servi-lo de todo o coração e obedecer a todas as suas leis. O motivo? O Criador dos céus e da terra os amava e escolhera como seu povo, tomando a iniciativa de fazer uma aliança com ele. Se Israel fosse fiel à aliança e não se mostrasse rebelde, estaria buscando o seu próprio bem.

Mas a vida não é feita só do relacionamento pessoal com Deus. Como o Senhor os constituíra uma comunidade, a aliança com ele precisava se refletir também nas relações interpessoais. E essa é a segunda instrução: já que Deus é imparcial e incorruptível, também os seus filhos devem ser assim. O amor e temor ao Senhor deles deve levá-los a defender órfãos, viúvas e estrangeiros, isto é, toda sorte de pessoas desfavorecidas na sociedade. Tinham recebido ajuda quando eram estrangeiros no Egito, e agora deviam fazer os mesmo pelos necessitados em seu meio.

Como isso se aplica a nós? O mandamento de amar a Deus acima de tudo e ao próximo como a nós mesmos continua valendo, pois o próprio Jesus afirmou isso (Mt 22.37-39). Este é o ponto de partida. E o apóstolo Paulo dá algumas sugestões bem práticas sobre como aplicar isso ao relacionamento com o próximo: “Exortamos vocês, irmãos, a que advirtam os ociosos, confortem os desanimados, auxiliem os fracos, sejam pacientes para com todos. Tenham cuidado para que ninguém retribua o mal com o mal, mas sejam sempre bondosos uns para com os outros e para com todos” (1Ts 5.14-15). Fazendo assim, nós também estaremos obedecendo a Deus. – Mário Miki

O que Deus espera de nós: primeiro, amor e devoção a ele. Em segundo lugar, amor e compaixão pelo próximo.


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.