share on:
Img_IconeBaixar_680px

04 de Março de 2020

Leitura Bíblica: Lucas 12.13-15

Pois que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, e perder-se ou destruir a si mesmo? (Lc 9.25)

O escritor grego Esopo conta a fábula de um galo que ciscava o terreiro em busca de alimento quando encontrou uma pedra preciosa de grande beleza e valor. Diante disso, o animal exclama: “Que beleza que você é! Se seu dono tivesse encontrado você, com certeza pularia de alegria. Eu, no entanto, prefiro achar um simples grão de milho em vez de todas as joias do mundo”. Que galo esperto! De nada lhe servia aquela pedra. Da mesma forma, é sábio quem compreende a lição que Jesus ensina no verso em destaque: de que adiantam as riquezas e o sucesso do mundo se você não tem vida eterna?

Andamos à procura de alimento e esbarramos em muitos tesouros preciosos, mas dispensáveis, às vezes até prejudiciais. Muitos caminhos parecem excelentes para quem gosta do que o mundo oferece, mas são mortais para quem ama o Senhor. Em Mateus 4.4, Jesus lembra que “nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus”. É preciso concentrar nossa busca no que é essencial: o pão que garante nossa sobrevivência, e isso inclui o alimento espiritual. Jesus explicou que isso significa procurar sempre a sua presença e orientação: “Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Se alguém comer deste pão, viverá para sempre” (Jo 6.51a).

Nada que este mundo ofereça pode matar nossa fome espiritual. Como disse C. S. Lewis: “O fato de que o nosso coração não consegue ser preenchido pelas coisas da terra é a prova de que o céu deve ser a nossa casa”. Não se deixe enganar pelos tesouros desse mundo – fama, riqueza, poder, influência, amizades… Nada disso alimenta, nada disso nos preenche. Esse tipo de satisfação e contentamento só existe em Deus. Aproximar-se dele nos ajuda a reconhecer cada vez melhor o valor (ou a falta de valor) das coisas materiais. – Hebert dos Santos Gonçalves

Quando olhamos para Jesus, todo o brilho do mundo desaparece.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!