share on:
Img_IconeBaixar_680px

17 de Outubro de 2019

Leitura Bíblica: 1 Samuel 2.12-17

Àquele que está assentado no trono e ao Cordeiro sejam o louvor, a honra, a glória e o poder, para todo o sempre! (Ap 5.13b)

Nasci no Rio Grande do Sul, onde o ponto alto de uma comemoração de aniversário é o churrasco. Há alguns anos, mudei de Estado e deparei-me com algumas diferenças na celebração. Há também o churrasco, é verdade, mas existe outro momento especial: o primeiro pedaço do bolo é entregue para alguém importante. Assim que o aniversariante corta a fatia, todos ficam na expectativa para saber quem será o homenageado. Agora, imagine se alguém tomasse para si este pedaço das mãos do aniversariante, que grande desrespeito seria?

No texto de hoje vemos uma si­tuação assim. Os filhos de Eli eram sacerdotes e por isso podiam ficar com uma parte das carnes dos sacrifícios. No entanto, ela deveria ser cozida primeiro. Além disso, a gordura precisava ser queimada antes mesmo do cozimento. Ela era como o pedaço para a pessoa mais importante: Deus. Mas eles faziam com que seu auxiliar tomasse a carne do ofertante antes mesmo de queimar a gordura. Vale lembrar que eles só recebiam algo porque Deus havia estabelecido que seria assim, senão nem teriam direito a nada (Lv 7.28-38). Ou seja, para eles o sacrifício não tinha valor nenhum. O que eles queriam era apenas mais um churrasco. A honra não lhes pertencia – ninguém pode roubar a primeira fatia do bolo. No entanto, vemos ainda hoje pessoas dizendo que determinada situação terminou bem não por obra de Deus, mas por seus próprios méritos: o sucesso em uma prova, por exemplo. Tomam para si as honras da primeira fatia quando não lhes é devida. No entanto, a honra deve ser sempre dada a Deus, pois é ele quem dá o sustento e a força para ser bem-sucedido em algo. O mesmo vale em relação a toda nossa vida: a primeira fatia deve ser sempre do Senhor. Não por acaso, devemos amar a Deus sobre todas as coisas. Ele deve receber o melhor de nós e não apenas migalhas. – Cléber Mateus de Moraes Ribas

Deus merece não somente a primeira fatia de nossas vidas e sim o bolo todo.


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.