share on:
Img_IconeBaixar_680px

26 de Abril de 2020

Leitura Bíblica: Apocalipse 5.1-14

Não chore! Eis que o Leão da tribo de Judá […] venceu (Ap 5.5).

Confesso que não gosto daquelas representações artísticas que tentam me fazer ficar com pena de Jesus. É verdade que ele sofreu muito; além da cruel dor física, o Santo e absolutamente avesso ao mal carregou, como se dele fosse, todo o pecado da humanidade, até os crimes mais hediondos. Mas nunca foi um coitadinho: era, sempre foi e sempre será o Leão, que voluntariamente se entregou para ser o Cordeiro; em outras palavras, Deus, Criador e Sustentador do universo que se despojou de seus direitos para, como homem, humilhar-se até a morte de cruz em condições vergonhosas. Jesus não veio para formar super-heróis, mas resgatar vilões (como li certa vez). Foi nossa vilania, às vezes mal disfarçada pelo comportamento social “certinho”, que o moveu a deixar sua glória para ser o Cordeiro.

Por tudo isso, Jesus nunca foi um pobre incompreendido morto por pregar o amor; não foi arrastado por circunstâncias além do seu controle. Crucificado entre ladrões, ferido, cuspido, espezinhado por gente má, o Leão se fez Cordeiro, oferecendo-se em nosso lugar. Sua aparente derrota, no entanto, foi coroada pelo maior brado de vitória em toda história humana: “Está consumado!” (Jo 19.30). Nada falta a ser feito. Missão cumprida!

É de espantar, então, que quando anjo anuncia um Leão, quem surge é um humilde Cordeiro, que parecia ter estado morto? E que, assim que o Leão/Cordeiro toma posse do livro que ninguém podia abrir, se desencadeia um êxtase de adoração que cresce vertiginosamente até envolver todas as criaturas no céu, na terra, em todo lugar?

Jesus é, sem dúvida, o Leão, mas é como o Cordeiro que ele recebe eterna adoração. Sim, ele é digno do nosso louvor, pois exclusivamente por meio dele é possível obter a libertação da culpa e a nova vida que oferece a todos que nele colocam sua confiança!

Que nossa voz se junte ao louvor universal: bendito seja o Cordeiro que venceu! – Miguel Herrera Jr.

Todo o louvor, honra, glória e poder que damos ao Cordeiro ainda serão poucos para celebrá-lo dignamente.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!