share on:
Img_IconeBaixar_680px

26 de Maio de 2020

Leitura Bíblica: Josué 10.7-15

O sol parou no meio do céu e por quase um dia inteiro não se pôs (Js 10.13b).

Na campanha para conquistar a terra de Canaã, o povo de Israel precisou lançar-se em várias batalhas. Numa delas, descrita na leitura bíblica de hoje, Josué e os israelitas foram chamados para socorrer Gibeom, cidade com a qual tinham feito uma aliança e que agora estava sitiada por reis inimigos. A luta foi tão renhida que Josué apelou ao Senhor para que mantivesse o dia claro e, por incrível que pareça, a Bíblia relata que “o sol parou no meio do céu e por quase um dia inteiro não se pôs”, até que os adversários fossem todos derrotados. Além disso, o texto atribui esse acontecimento claramente à intervenção de Deus.

Que lutas estão dificultando e impedindo o seu progresso na vida com o Senhor? Sem dúvida alguma, Satanás coloca diversos tipos de obstáculos para dificultar o crescimento espiritual dos filhos de Deus. A Bíblia deixa bem claro que a luta de quem segue a Jesus não é no nível físico, mas no plano espiritual; por isso, as estratégias e armas a serem empregadas também precisam ser espirituais: “A nossa luta não é contra seres humanos, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. Por isso, vistam toda a armadura de Deus…” (Ef 6.12,13a). Essa “armadura” não é de metal ou outro material resistente, mas consiste de verdade, justiça, fé, salvação… A descrição termina com uma instrução adicional: “Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica” (Ef 6.18a).

Nas lutas que enfrentamos a todo instante e que tentam nos afastar do Senhor, levando-nos a fracassar constantemente, nada melhor que seguir o exemplo de Josué: apelar para a intervenção de Deus e confiar em seu socorro. – Mário Miki

Fortaleça-se no Senhor e no seu forte poder (cf. Ef 6.10).


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!