share on:
Img_IconeBaixar_680px

30 de Junho de 2020

Leitura Bíblica: Oseias 11.1-7

[Disse] Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim” (Jo 14.6).

Certa vez, um amigo meu saiu para caminhar, mas por algum motivo se perdeu e não sabia mais como voltar. Entrou em desespero, mas pediu socorro à primeira pessoa que por ali passava, e ela o ajudou a localizar-se novamente. Estava salvo!

Na leitura bíblica de hoje, Deus lamenta que, apesar de ter cuidado de Israel com amor, carinho e bondade, seu povo insistia em afastar-se dele, não importava o quanto o chamasse, e isso certamente os levaria à morte. Infelizmente, isso acontece até hoje. Muita gente despreza o caminho da vida, preferindo um cantinho na sarjeta. De que forma? O pecado (a desobediência a Deus) nos afasta dele. À primeira vista, parece muito agradável fazer apenas o que se tem vontade, mas o fim desse tipo de vida é terrível: “o salário do pecado é a morte” (Rm 6.23a). Não podemos nos enganar, achando que nossas boas ações serão suficientes para agradar o Senhor, pois a Bíblia também é clara ao dizer que o bem que realizamos não passa de trapo imundo (Is 64.6). Nossa natureza é depravada pois, se seguíssemos apenas nossos desejos, ficaria claro o quanto somos egoístas, orgulhosos e maus. Assim, por nossas próprias forças jamais seremos capazes de encontrar o caminho para Deus.

Qual é a alternativa, então? No versículo em destaque, Jesus mostra que só ele pode levar o ser humano para perto de seu Pai. Ele pagou o preço da reconciliação, e ao ser humano resta agarrar-se a isso pela fé. A única coisa que nós podemos “fazer” para ficar em paz com Deus é crer que Jesus é suficiente. Esse caminho é humilhante, pois nos força a reconhecer que não fizemos e nunca poderemos fazer nada para merecer o seu amor. Mas, quanto antes agirmos como meu amigo – reconhecer que estamos perdidos e pedir ajuda – mais rapidamente estaremos no caminho para junto de Deus, onde encontraremos vida eterna. – Gabriel de Araújo Almeida

Não há nenhum outro caminho para Deus senão Jesus Cristo, morto na cruz e ressuscitado ao terceiro dia.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!