share on:
Img_IconeBaixar_680px

03 de Julho de 2019

Leitura Bíblica: 2 João 1-11

Combata o bom combate da fé (1Tm 6.12a).

No primeiro século desta era, o Cristianismo espalhou-se pelo Império Romano. A imposta paz romana facilitou isto. Os soldados deslocavam-se por estradas pavimentadas, sufocando as rebeliões e em grande parte eliminaram a ação de assaltantes e piratas.

Isto permitiu viagens mais seguras, mas para os cristãos havia um problema: as hospedarias não eram locais adequados para eles, pois além de sujas eram imorais (muitas eram bordéis) ou abrigavam ladrões.

Desta forma, a solução é que fossem recebidos nas casas de outros cristãos.  Só que os falsos mestres, empenhados em deturpar a fé cristã, se aproveitavam desta hospitalidade. João percebeu o perigo: além de usufruir de cama e comida, usavam a ocasião para difundir seus ensinos anticristãos (de que Cristo não teria vindo como um ser humano, “em corpo”). Como as igrejas se reuniam nas casas, os cristãos poderiam ser contaminados pela mentira.

No texto de hoje, os destinatários da carta são exortados a permanecer firmes na verdade. Isso, aliás, é oportuno em nossos dias de pluralismo religioso, com o conhecido lema “todos os caminhos levam a Deus” que vai contra a afirmação de Cristo: “Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim” (Jo 14.6b).

 O ensino de Jesus nunca foi imposto pela força das armas, mas era baseado em sua própria autoridade e demonstrado por seu exemplo. Ele foi honesto com seus ouvintes, dizendo-lhes das dificuldades que teriam em segui-lo. Também foi categórico: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (Jo 14.6a).

Ensinos errados proliferam ainda hoje. Diante deles, como manter a fé cristã? Segundo João, é preciso andar: 1º) na verdade (a Palavra de Deus), obedecendo-lhe, cuidando para não ser enganado por falsos mestres nem colaborando com eles e 2º) em amor, o que certamente incluía hospedar aqueles que ensinavam a verdade bíblica (3Jo 5-8). – Sérgio Vilmar Markus

Nosso bom combate é contra erros e não pessoas, respeitando-as sem deixar de lado a convicção na fé verdadeira!


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.