share on:
Img_IconeBaixar_680px

14 de Maio de 2020

Leitura Bíblica: Hebreus 12.1-3

Também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta (Hb 12.1).

Certa vez, ouvi uma mensagem em que o pastor aplicava a “tão grande nuvem de testemunhas” mencionada na leitura bíblica a todos aqueles que viveram como cristãos antes de nós, isto é, pessoas que apresentaram o evangelho a nós e aos que antes o pregaram a eles. Ou seja: todas as pessoas que deixaram um legado de fé para nós. Embora o escritor de Hebreus esteja se referindo a um grupo específico – os “heróis da fé” citados no cap. 11 – achei essa abordagem bem interessante.

Esse texto nos lembra de que ninguém está sozinho na “corrida” da vida cristã. Além dos irmãos na fé à sua volta, há essas testemunhas do passado, os conhecidos e colegas do dia a dia, que observam atentamente, e aqueles que, no futuro, serão estimulados a caminhar com o Senhor por causa das atitudes e das palavras de quem já crê no evangelho. Para o filho de Deus, é importante não esquecer que há muita gente observando sua conduta, pois isso aperfeiçoa a sua consciência e pode ser uma ferramenta útil para lutar contra o próprio egoísmo. Além disso, a companhia dos irmãos é essencial, porque quem acredita que conseguirá vencer essa corrida pelas próprias forças estará perdido!

A responsabilidade sobre todos os que desejam viver de forma que agrade a Deus é enorme, mas, como o Senhor é misericordioso, ele sempre provê ajuda. Por isso, o texto continua e instrui a manter “os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé” (v. 2). Seguir o exemplo do Senhor, obedecer a seus mandamentos e encontrar nele motivação e padrão para atitudes, procedimentos e palavras é o que torna alguém bem-sucedido na corrida da fé. – Daniele de Jesus Motta da Silva

Jesus é quem garante que seus seguidores chegarão ao final da corrida de maneira a honrá-lo.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!