share on:
Img_IconeBaixar_680px

18 de Outubro de 2020

Leitura Bíblica: 2 Coríntios 5.11-21

O povo foi ver o que havia acontecido [com aquele que era possesso]. Quando se aproximaram de Jesus, viram que o homem de quem haviam saído os demônios estava assentado aos pés de Jesus, vestido e em perfeito juízo, e ficaram com medo (Lc 8.35).

O texto de hoje faz uma afirmação muito contundente: “Se alguém está em Cristo, é nova criação” (v. 17a). Ou seja, é a mesma pessoa, mas transformada por Cristo. Sua vida não é mais igual, pois há uma nova maneira de vivê-la. Foi isso que aconteceu a um endemoninhado que foi encontrado por Jesus na região dos gerasenos. Há muito tempo, ele não vestia nada ou vivia numa casa: seu lar eram os sepulcros (Lc 8.27). Após ser liberto pelo Senhor, o povo ficou curioso para saber o que tinha acontecido. Aquele homem que causava medo em muita gente, do qual certamente nenhum pai ou mãe permitia que seus filhos se aproximassem, estava totalmente diferente (veja o versículo em destaque). Isso significa “nova criação” ou “novo nascimento”, conforme Jesus explicou a Nicodemos (Jo 3.3). É como uma pessoa que nasce de novo, mas agora para viver outra vida.

Infelizmente há muitos que se declaram cristãos e até assumem um linguajar próprio dos que seguem a Deus, mas ainda são velhas criaturas, pois nunca passaram por um novo nascimento. Isso pode ser visto pelos frutos que produzem: suas decisões são pautadas pelos seus desejos pessoais e não pela vontade de Deus, seja no trabalho, namoro, casamento, vida social ou outras situações. Sua vontade sempre estará acima da vontade de Cristo. Já quem verdadeiramente se torna nova criatura, apesar de ainda continuar desagradando a Deus, não vive mais para si mesmo, mas para Jesus (v. 15). Ele morreu por nós na cruz, ressuscitou e dá, a quem crê, a vida eterna junto de Deus.

Se você já nasceu de novo, evidencie isso e proclame a reconciliação com Deus! Se ainda não entregou sua vida a Cristo, por que não fazer isso hoje mesmo? – Marcos Passig

Não há como seguir a Cristo sem mudança de vida. Com ele, tudo se faz novo!


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!