share on:
Img_IconeBaixar_680px

17 de Março de 2020

Leitura Bíblica: Salmo 105.7-45

[O Senhor] deu [aos israelitas] as terras das nações, e eles tomaram posse do fruto do trabalho de outros povos (Sl 105.44).

A história da vida de uma pessoa ou de uma família é uma soma de boas e más notícias. Não podemos controlar os fatos e as circunstâncias: eles simplesmente acontecem! Deus, sim, tem o controle absoluto e soberano sobre todos eles!

A sequência de boas e más notícias relatadas neste salmo comprova isto: é um resumo da história do povo de Israel desde a aliança com Abraão, a saída de Canaã – por causa da fome – até seu retorno e posse da mesma terra, prometida por Deus a eles. Tais fatos se referem a indivíduos, famílias e nações; mas todos estão de acordo com o domínio amoroso de Deus. José também viveu uma sequência de boas e más notícias: vendido pelos irmãos, escravizado e preso, acaba nomeado governador dos egípcios, abaixo apenas do faraó. Da mesma forma, essa alternância de eventos está presente no restante da família do patriarca Jacó e resulta na mudança de todos para o Egito. Protegidos e salvos da fome, estavam prontos para formar uma nova nação!

Na história do povo hebreu relatada na Bíblia, há muitas notícias ruins, relacionadas à dureza de seu coração, a praticar o que desagrada a Deus (pecar) e às consequentes disciplinas do Senhor. Mas elas aparecem sempre intercaladas com a ajuda misericordiosa de Deus por causa da aliança celebrada com Abraão e sua descendência (v.42).

Assim, podemos dizer que o que conta mesmo na vida de uma pessoa é a última notícia. Se for boa, toda a sua história estará redimida! Se você entregou sua vida a Cristo por meio do arrependimento e com fé, a maravilhosa graça de Deus lhe dá a certeza de que essa última notícia será ótima, aquela que coroará o propósito dele para sua existência! Se ainda não fez isso, hoje mesmo você pode mudar o rumo de sua história e vivenciar muitas boas notícias ao lado do Senhor! – Genevaldo Edino de Souza Bertune

Todos receberemos boas e más notícias; o importante é vê-las da perspectiva de Deus para nossa vida.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!