share on:
Img_IconeBaixar_680px

09 de Setembro de 2019

Leitura Bíblica: Josué 6.1-5, 12-21

Pela fé caíram os muros de Jericó, depois de serem rodeados durante sete dias (Hb 11.30).

No futebol há a expressão “ganhar no grito”. Ela é usada quando alguém pressiona o árbitro para decidir em seu favor. Há situações em que seria impossível ganhar algo no grito: uma guerra, por exemplo. Mas Deus é especialista em fazer o impossível. No texto de hoje vemos os israelitas diante da cidade de Jericó, que era cercada por grandes muros. Eles recebem a ordem de marchar ao redor dela por sete dias e neste último, gritar. A defesa de Jericó cairia por terra quando o brado dos israelitas fosse ouvido. E assim, eles ganharam a batalha no grito.

Este texto me faz refletir nas promessas divinas e nas ordens que recebemos da parte de Deus. Os israelitas tinham a promessa de que a terra dos cananeus seria deles. Jericó era parte deste território. No entanto, os meios não seriam necessariamente comuns – eles atravessaram um rio a seco, conquistaram uma cidade no grito e viram o sol parar, entre outras façanhas. É claro que também houve ocasiões em que usaram meios comuns – como a luta corpo a corpo. Mas ainda assim houve muitas situações em que parecia humanamente impossível vencer. No entanto, eles não ficaram questionando ou duvidando dos meios de Deus. Apenas fizeram o que Deus havia ordenado. Em Jericó, gritaram.

Da mesma forma, nós recebemos muitas promessas da parte de Deus descritas na Palavra: a vida eterna com Cristo, seu retorno para buscar os seus, sua permanência ao nosso lado até este dia, etc. Sabemos que Deus age em tudo para o bem dos que o amam (Rm 8.28), ainda que nem sempre compreendamos seus métodos. Temos ordens e instruções claras na Palavra quanto ao nosso agir diário, e nem sempre elas parecem ser as mais naturais. Além disso, Deus fala aos nossos corações por meio de seu Santo Espírito, orientando-nos sobre que caminho seguir. Assim, cabe a nós apenas obedecer, confiantes em sua ação. – Cléber Mateus de Moraes Ribas

Os planos de Deus são infalíveis e melhores que os nossos, ainda que não os compreendamos no momento.


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.