share on:
Img_IconeBaixar_680px

31 de Março de 2020

Leitura Bíblica: Atos 8.5-8;26-40

Haverá mais alegria no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não precisam arrepender­ se (Lc 15.7).

Você já ouviu alguém dizer que não havia ninguém se num lugar se encontravam poucas pessoas, ou que não vale a pena ensinar ou reunir um grupo se ele for pequeno? Infelizmente, alguns cristãos pensam assim em relação à igreja. Mas será que o foco de Deus está em multidões? Ele só se agrada de megaigrejas, e reprova as menores?

Quando a perseguição atingiu os primeiros cristãos, eles foram dispersos e passaram a compartilhar sua fé em outras cidades – como Filipe, que realizava também milagres e exorcismos e trazia alegria para a cidade (v. 8). Foi tão bem-sucedido que os apóstolos de Jerusalém foram ver o que estava acontecendo – até um mago fora batizado!

Então, de repente, o foco muda. Filipe deixa aquele lugar para atender, no meio de uma estrada vazia, uma pessoa sozinha que não compreendia o que lia. Não questionou se valia a pena, se não seria melhor esperar por um grupo maior, mas agiu sem hesitar ou desanimar. Partindo do que o eunuco já lera e não entendia, apresentou-lhe Jesus. Já ocorreu a você que ninguém os viu? Mesmo sem chamar a atenção dos apóstolos, o eunuco creu e seguiu seu caminho “cheio de alegria”.

Uma pessoa apenas é tão importante para Deus que ele desloca um missionário que atendia multidões para acabar com suas dúvidas. Filipe demonstrou que o importante não era quantos iam ouvi-lo, mas a nova vida em Cristo que anunciava. Esta produz alegria em quem crê e até no céu (veja o versículo em destaque).

Se o seu foco está na quantidade de pessoas, ele precisa de ajuste. Jesus ensinava multidões, mas também indivíduos (por exemplo, Lc 19.1-10). Como ele, precisamos valorizar cada um e dar toda a nossa atenção a quem dela precisar. Não importa se isso será visto pelos outros, mas se há a aprovação divina. Então, não dê à quantidade o valor que ela não merece! – Vanessa Weiler Ribas

Não devemos dar tanto valor às ausências e sim agradecer pelas presenças!


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!