share on:
Img_IconeBaixar_680px

27 de Junho de 2019

Leitura Bíblica: Números 33.50-56

Destruam todas as imagens esculpidas e todos os ídolos fundidos, e derrubem todos os altares idólatras deles (Nm 33.52b).

O texto de hoje relata algumas instruções divinas dadas quando Israel estava para entrar na terra de Canaã, já bem próximo de Jericó (a primeira cidade a ser conquistada). Mais uma vez, Deus ordenou ao povo que eliminasse as pessoas que ali moravam e também destruísse tudo o que representasse as divindades adoradas por elas.

A razão desta exigência foi o fato de que não deviam deixar nenhum resquício que lembrasse as práticas pagãs. Se o povo não fizesse isso, a presença dos cananeus entre eles e a prática de suas religiões seria um laço e tropeço para Israel.

Entretanto, examinando a narrativa bíblica, infelizmente vemos que eles não expulsaram todos os habitantes da terra. Como consequência disso, conforme Deus tinha avisado, enfrentaram sérios problemas, tendo que arcar com períodos constantes de declínio espiritual e moral.

Por causa disso, de tempos em tempos, o Senhor levantava líderes, como os juízes e os profetas. Por meio da proclamação da verdade, estes levaram muitos israelitas a se arrependerem da sua apostasia, exortando-os a se apegarem com mais firmeza aos princípios da Lei de Deus e à aliança estabelecida com ele. Esta, aliás, exigia exclusividade de adoração ao único Deus.

Assim como Deus não quis que as religiões pagãs dos habitantes de Canaã influenciassem os filhos de Israel, o povo de Deus hoje precisa também renunciar a todo e qualquer resquício de práticas não cristãs, para que o entendimento da Bíblia não seja corrompido.

A mistura de prática bíblica com o que é estranho à fé cristã pode causar muita confusão! Portanto, para evitar que isso aconteça, procure cada dia mais aprender o ensino genuíno da Palavra de Deus, por meio do seu estudo constante e sistemático. – Mário Miki

Misturar a verdade com a mentira nunca dá certo!


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.