share on:
Img_IconeBaixar_680px

20 de Agosto de 2019

Leitura Bíblica: Salmo 100.1-5

Vocês eram como ovelhas desgarradas, mas agora se converteram ao Pastor e Bispo de suas almas (1Pe 2.25).

Prestem culto ao Senhor com alegria: é isso que o Salmo 100 diz logo no começo. Adorar a Deus deve ser algo alegre! Não estamos falando daquela animação exterior produzida por uma música empolgante, gente batendo palmas ou uma liturgia descontraída, mas da alegria que vem de dentro, por causa da graça e misericórdia de Deus. É diferente! Quando essa alegria toma conta de nós, ela se mantém mesmo que não haja nada nem ninguém para “incrementar o clima” da festa, do culto ou da vida. Ela brota quando se tem plena convicção de quem o Senhor é!

Deus não é ser humano, uma energia ou força impessoal, um mito criado ou uma ideia na cabeça de alguém. Ele é Criador e Senhor! Ele fez cada um de nós e toda a natureza em torno de nós. E ele cuida de sua criação, com a mesma atenção que um pastor dedica ao seu rebanho. Ao contrário do que o conceito atual de rebanho pode dar a entender, essa figura remete a cuidado e direção, e não exploração e lucro. Não é motivo, então, de alegria? Em vez de ser como uma ovelha desgarrada, perdida e presa fácil dos predadores, a pessoa que se submete a Deus pode ter sempre a certeza de ser amada e cuidada, e é por isso que o cântico brota dela! Essa alegria preenche a vida daquele que é encontrado por Deus, resgatado de um caminho de morte e levado a experimentar seu grande amor por meio de seu Filho, Jesus Cristo. Esse “bom Pastor”, como Jesus se autodenominou, foi ainda mais longe: não só cuidou dos seus, mas deu a vida por eles.

A verdadeira alegria da qual fala o salmo e que explode em louvor diante de Deus é algo como acordar, em pleno agosto, com uma canção de Natal que não sai da sua cabeça e cantarolar o dia todo: “É Natal no meu coração, é Natal na minha vida! Jesus nasceu para livrar-me do mal e dar sentido ao meu Natal”! – Heloísa Oliveira Machado

Alegria de verdade é conhecer a Cristo e ser ovelha do bom Pastor!


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.