share on:
Img_IconeBaixar_680px

18 de Março de 2020

Leitura Bíblica: 2 Crônicas 24.17-20

Por que vocês desobedeceram aos mandamentos do SENHOR? Vocês não prosperarão. Já que abandonaram o SENHOR, ele os abandonará (2Cr 24.20b).

Você já se imaginou abandonado por Deus? Não consigo pensar em algo pior. Geralmente se ouve que o Senhor sempre está presente. Contudo, há situações nas quais não se pode contar com sua proteção e bênção. Quando o ser humano se rebela contra a vontade de Deus e vive em evidente desobediência, fazendo o que desagrada ao Senhor, este permite que a pessoa caminhe sozinha. Foi o caso do rei Joás e do povo de Judá. Eles abandonaram o templo do Deus dos seus antepassados, e prestaram culto a postes sagrados e ídolos. Embora o Senhor tenha enviado profetas para alertar o povo, ninguém quis ouvi-los.

Assim também é hoje. Há muita gente pregando a mensagem do amor de Deus demonstrado em Jesus Cristo, mas a grande maioria não quer prestar atenção. Diante dessa realidade, o Senhor permite que as pessoas sigam o caminho escolhido, mas ele não vai junto. Assim também foi quando o filho pródigo quis sair de casa: o pai não o impediu, mas também não o acompanhou (Lc 15.11-32). Deus odeia a desobediência, e por isso a Bíblia diz claramente que ele abandona quem não quer ouvi-lo, pois não pode ser conivente com aqueles que desejam seguir os maus desejos do seu próprio coração.

O rei Joás colheu o resultado da sua escolha. Apesar de ter um grande exército à sua disposição, foi derrotado por um pequeno grupo de soldados arameus. E, por fim, seus próprios oficiais conspiraram contra ele, matando-o quando já estava ferido em sua cama. Para quem anda longe de Deus, o resultado sempre será o pior possível, culminando com a morte eterna. Por isso, quero encorajá-lo a ouvir quando Deus fala com você. Ele quer que você ande ao lado dele, onde há salvação, segurança e uma vida de paz. – Marcos Passig

Obedecer a Deus pode ser difícil, mas o resultado vale a pena: a certeza da sua companhia para sempre.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!