share on:
Img_IconeBaixar_680px

05 de Maio de 2020

Leitura Bíblica: Êxodo 13.17-22

Quem é o homem que teme o SENHOR? Ele o instruirá no caminho que deve seguir (Sl 25.12).

Você já percebeu como há pessoas que acreditam que para chegar a algum lugar ou realizar algo o caminho mais curto é o melhor? Acho engraçadas aquelas propagandas com o seguinte slogan: “Cursinho tal: o caminho mais curto entre você e a universidade”; ou as que prometem uma conclusão rápida dos estudos àqueles que ainda não terminaram o Ensino Fundamental ou Médio: “Venha e conheça os nossos métodos!” Parece simples, não é? Mas o fato de um caminho ser mais curto não é sinônimo de que seja o melhor. Assim é a caminhada cristã rumo à eternidade: não existe um modo fácil de chegar lá. O texto de hoje mostra-nos que Deus fez com que os israelitas iniciassem sua peregrinação rumo à Terra Prometida por uma rota mais longa do que aquela que passava pelo território dos filisteus. Este trajeto mais breve era protegido por vários grupos de soldados. Se fosse por ali, o povo poderia se arrepender e voltar para o Egito em virtude de uma guerra, ou seja, logo nesse primeiro obstáculo seria tentado a desistir. Então, Deus fez com que Israel desse uma longa volta pelo deserto, mas com a promessa de ajudá-lo e estar presente por meio de uma coluna de nuvem de dia e outra, de fogo, à noite.

Durante a caminhada dos cristãos rumo ao Céu prometido, Cristo não disse que haveria facilidades nem que a jornada seria curta, mas garantiu que estaria com seus seguidores até chegarem lá. Vivemos no tempo do imediatismo: o homem moderno não consegue esperar. Cinco minutos no trânsito parecem uma eternidade. Esta é a geração fast-food: tudo deve ser instantâneo, rápido, breve. Por isso, o caminho mais curto tem sido a opção de muitos. Entretanto, a cultura cristã é outra. A longanimidade é característica de quem trilha um longo caminho, com paciência e esperança. A recompensa é alcançar, no tempo certo, todo o propósito de Deus. – Kalley Gean Costa Brito

O cristão trilha um caminho longo e estreito, mas não vai sozinho: Deus está ao seu lado!


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!