share on:
Img_IconeBaixar_680px

05 de Outubro de 2020

Leitura Bíblica: Ezequiel 11.16-21

Darei a eles um coração não dividido e porei um novo espírito dentro deles; retirarei deles o coração de pedra e lhes darei um coração de carne (Ez 11.19).

Receber de Deus a terra de Canaã foi um momento marcante na história de Israel. Era um presente de valor inestimável. Mas, por muitos anos, o povo viveu sem saber o que mais amava. Queria servir a Deus, mas também se sentia atraído pelos deuses e ídolos das nações vizinhas. O coração dividido lhes trouxe muitos males. Tornaram-se escravos de outros reinos. A falta de fidelidade a Deus fez com que não pudessem viver na terra que tinha a abundância de riquezas que o Senhor lhes prometera. Mas agora Deus lhes promete tirar essa disposição volúvel e substituí-la por uma mente não dividida. Essa nova integridade faria com que agissem segundo os decretos do Senhor e obedecessem fielmente às leis de Deus.

Anos antes, o profeta Elias já tinha alertado o povo em certa ocasião: “Até quando vocês vão oscilar para um lado e para o outro? Se o SENHOR é Deus, sigam-no; mas, se Baal é Deus, sigam-no” (1Rs 18.21). Muito tempo mais tarde, Jesus Cristo ensinou um princípio parecido. Ele disse: “Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro” (Mt 6.24). Percebe-se que Deus sempre levou o seu povo a tomar uma decisão. Ele de modo algum se agrada de alguém que não sabe de qual lado quer ficar. “Aquele que não está comigo é contra mim” foi outra afirmação de Jesus (Lc 11.23a).

Diante desse fato, o maior presente que podemos receber de Deus é um coração (ou uma mente) não dividido. É extraordinário quando não ficamos oscilando de um lado para o outro, mas vivemos em fidelidade às palavras do nosso Deus. “Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos”, disse Jesus (Jo 14.15). E quando o amamos acima de tudo, ele mesmo cuidará para que não fiquemos divididos e voltemos a servir a outros senhores. – Marcos Passig

Que o Senhor nos conceda um coração não dividido e que o ame acima de tudo e todos.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!