share on:
Img_IconeBaixar_680px

26 de Abril de 2019

Leitura Bíblica: Lucas 6.27-36

[Os capatazes israelitas disseram a Moisés e Arão:] “O Senhor os examine e os julgue! Vocês atraíram o ódio do faraó e dos seus conselheiros sobre nós, e lhes puseram nas mãos uma espada para que nos matem” (Êx 5.21).

Moisés e Arão foram ao faraó a fim de pedir algo bom para os israelitas: liberação de três dias do trabalho forçado para que pudessem celebrar um culto a Deus no deserto. Mas o soberano egípcio negou e ainda aumentou a carga de serviços do povo, que foi reclamar com Moisés sobre o pedido.

Você já tentou ajudar alguém e recebeu como “troco” a ingratidão? Já deu um conselho que tenha sido desprezado ou um abraço não correspondido? Dispôs do seu melhor serviço em favor de alguém e tudo que recebeu foi injúria? Ou cozinhou uma ótima refeição para o seu cônjuge, e não ouviu nem um: “Que delícia!”? Amou seus filhos de todo coração e só recebeu desobediência? Esse tipo de injustiça é um problema antigo. Como reagir a ela? O último verso da leitura resume o princípio ensinado por Jesus: “Seja misericordioso, pois Deus também é misericordioso com você”. Lembre-se que Jesus também não insistiu em sua inocência, jogando a culpa em quem a merecia – cada um de nós. Em vez disso, arcou com o preço da nossa rebeldia diante de Deus, dando o melhor exemplo das atitudes descritas na leitura. Assim, quando exigimos uma reação apropriada do outro, no fundo estamos sendo ingratos com Jesus, cegos para todos os benefícios que Deus já nos deu. Por isso, somos aconselhados a fazer sempre o bem ao próximo, independentemente do que ele nos dê em troca, como fizeram Moisés, Jesus e muitos outros personagens bíblicos.

O que fica de motivação para todos nós é: faça ao próximo o que você gostaria que fizessem a você, e faça tudo como se fosse para Deus. Isso é amar como Jesus amou: fazer o bem sem esperar nada em troca. – Gabriel de Araújo Almeida

Entender o que Jesus fez por mim é o primeiro passo para aprender a ser misericordioso com o próximo.


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.