share on:
Img_IconeBaixar_680px

20 de Outubro de 2020

Leitura Bíblica: Salmo 24.1-10

Tu me farás conhecer a vereda da vida, a alegria plena da tua presença, eterno prazer à tua direita (Sl 16.11).

Muitos estudiosos da Bíblia acreditam que o texto de hoje é relacionado com a celebração da chegada da arca da aliança a Jerusalém. Ela era sagrada, pois representava a presença de Deus – simbolicamente, é claro, porque ele não está confinado a nenhum objeto, templo ou mesmo os céus (2Cr 6.18).

Podemos ver claramente Deus presente com os seres humanos no jardim do Éden, mas este relacionamento tão íntimo se rompeu quando nossos ancestrais desobedeceram ao Criador (Gn 3.8-24). Houve consequências trágicas, e a pior delas foi a separação do ser humano de Deus devido ao pecado (tudo o que lhe desagrada). Porém, creio que ao menos lá no subconsciente temos saudade daquela presença. Voltar a viver com o Pai celeste é como retornar ao paraíso perdido. Mas aí podemos nos fazer as mesmas perguntas registradas no v. 3. Como aproximar-nos de Deus se somos pecadores (Rm 3.23) e o Deus santíssimo não pode conviver com o pecado? Como alguém pode ter a esperança de passar a eternidade com ele no Céu se lá não haverá nada impuro ou mau (Ap 21.27)?

Não é pelos méritos de sua própria justiça que alguém pode chegar à sua presença, mas por uma justiça recebida e perfeita (Rm 5.17-19; Fp 3.7-9): a de Cristo, que nunca pecou. Ela é dada quando a pessoa crê que seus pecados, que a separavam do Deus santo e justo, já foram pagos por Jesus em seu lugar, lá na cruz. Seu pecado é colocado na “conta” de Cristo e a justiça dele, na do cristão. Assim, este está livre da condenação (a morte eterna), é absolvido e declarado justo aos olhos de Deus, que o aceita com base na justiça perfeita do seu Substituto.

Você já foi lavado pelo sangue de Cristo e “vestido” desta justiça? Se ainda não, as portas do Céu estão abertas para você voltar para casa, à presença do Pai (Ap 22.14)! – Sérgio Vilmar Markus

Só há um caminho para voltar à presença de Deus: seguindo Jesus.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!