share on:
Img_IconeBaixar_680px

29 de Outubro de 2020

Leitura Bíblica: Mateus 20.17-28

Se alguém quiser ser o primeiro, será o último e servo de todos (Mc 9.35b).

Quando eu era pequena e viajava com meus pais de ônibus, escolhia sempre a poltrona ao lado da janela. Queria ver tudo e perguntava com frequência ao meu pai onde estávamos. Será que ele preferia o banco do corredor? Ainda hoje gosto de contemplar a paisagem quando viajo, mas já não faço questão de ficar ao lado da janela, para evitar ficar exposta ao sol.

O texto de hoje mostra este desejo que eu tinha e atinge a maioria das pessoas: ficar com a melhor parte e se destacar dos demais. O pedido que a mãe faz expressa o que queriam os filhos (Mc 10.35-37), já que os outros ficam indignados com eles e não com ela (v. 24). Jesus falava sobre seu sofrimento e morte quando eles demonstraram que não compreenderam nada (v. 22). Pensavam no futuro, em seus “cargos” e posição no reino terreno de Cristo, sem compreender que este é espiritual. Jesus então provou a incoerência deles: nem mesmo o Rei dos reis poderia definir quem sentaria ao seu lado. Ele deu exemplo de submissão ao Pai até mesmo nisso!

Na vida cristã, desejar a mais alta posição não faz sentido, pois para Deus isso não tem valor algum. É ele quem estabelece o que faremos – e não há demérito algum em servir sem ser notado pelos outros. Alguns ele separa para a liderança (Ef 4.11), outros não. O texto de hoje me faz pensar sobre o que tenho sonhado e buscado: isso agrada a Deus? Será que procuro logo a “janelinha” e deixo as necessidades dos outros de lado? Estou permitindo que me pressionem para assumir responsabilidades que Deus não quer que eu exerça? Tornei-me insatisfeita com a vida que Deus me deu e as situações em que ele me colocou?

Nossa sociedade valoriza tanto a realização pessoal que isso chega a nos confundir e pode até nos desviar do foco. Sucesso para o cristão é agradar a Deus, e isso independe da posição que a pessoa ocupa. Sejamos gratos, seja o que for que ele nos designar! – Vanessa Weiler Ribas

No caminho para o Céu, ninguém deveria brigar pela “janelinha”.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!