share on:
Img_IconeBaixar_680px

17 de Setembro de 2019

Leitura Bíblica: Salmo 142.1-7

Tira a minha alma do cárcere (Sl 142.7a, ara).

Antes de ser coroado rei de Israel, Davi viveu uma fase muito difícil. Era caçado como um animal por onde fosse, o que o deixava abatido e fraco para resistir. Logo ele, que se tornara um herói nacional após matar Golias. Escondido no fundo de uma caverna, no deserto de En-Gedi, foi procurado por três mil soldados (1Sm 24.1-2). Não se sentia seguro em lugar algum. Quem desejaria ou poderia defendê-lo? O medo de ser capturado e morto pelo rei Saul o acompanhava. Sua fé em Deus estava sendo duramente provada. Ele não o escolhera para ser rei? Então não devia estar no palácio? Por que toda esta perseguição implacável, que nunca acabava? Por uns dez longos anos, no seu vigor, Davi fugiu e escondeu-se em cavernas – física e psicologicamente.

Talvez você esteja vivendo em alguma caverna escura da vida. Não tem mais ânimo para nada, nem vontade de viver. Você se vê preso numa situação sem saída e a tentação para “chutar o balde” é forte. Mas viver na caverna pode ser providencial para que você tenha um relacionamento mais íntimo com Deus.

O que mais ajudou Davi naqueles anos foi sua fé em Deus, demonstrada desde sua juventude. Quando cuidava das ovelhas da família, ela lhe deu coragem para enfrentar um leão, um urso e o gigante Golias. Agora, perseguido, preso à caverna da depressão, sua fé reconduzia-o ao endereço certo para encontrar forças: a presença de Deus. Ela o manteria de pé, enquanto dias melhores não viessem. A intensidade do seu anseio por alívio o leva a suplicar: “Clamo a ti, Senhor” (v.5a); “Dá atenção ao meu clamor” (v.6a); “Livra-me” (v.6b); “liberta-me da prisão” (v.7a). Apesar de tudo, ele se agarrava a Deus.

Você se encontra na caverna? Como Davi, confie em Deus. Dirija-se, suplicante, ao trono da graça, onde reina aquele que tem sob seu controle os poderes do universo e conhece todos os seus mistérios. – Sérgio Vilmar Markus

Clamar a Deus não é um grito no vazio, pois a fé sabe que se dirige a alguém bem real: o Senhor do universo.


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.