share on:
Img_IconeBaixar_680px

03 de Outubro de 2020

Leitura Bíblica: Salmo 119.65-72

Aos que sofrem [Deus] os livra em meio ao sofrimento; em sua aflição ele lhes fala (Jó 36.15).

É a dificuldade que nos oferece a melhor oportunidade de chegar mais perto de Deus. Quando tudo parece perdido e reconhecemos que nada mais pode nos ajudar a não ser a bondade do Senhor, a fé começa a despertar.

O sofrimento acaba com o orgulho e a vaidade. Ele nos ajuda a encarar a realidade da vida e dar mais atenção aos valores eternos, diminuindo o foco naquilo que é passageiro. Fica mais natural conversar com Deus e desejar estar com ele. E o filho de Deus ainda lembra das promessas divinas sobre o lugar que o Senhor prepara para nós no céu, onde não haverá mais sofrimento, nem lágrima e nem dor. Embora as dificuldades nem sempre ocorram por nossa culpa, quando elas nos aproximam de Deus acabamos sendo confrontados com nosso pecado. A mente passa a esquadrinhar cada canto da vida, e percebemos o quanto desagradamos ao Senhor. Se então, arrependidos, confessarmos isso a Deus, alcançaremos seu perdão.

O grande perigo está em não aproveitar essa chance. Muitos permitem que o sofrimento os torne piores do que antes. Isso pode ocorrer quando a pessoa não dá continuidade ao relacionamento com Deus iniciado em meio à dificuldade. Ao se deparar com os problemas, corre para Deus, mas quando a dor cessa, afasta-se novamente dele. Nesse caso, perdeu a chance de fazer do sofrimento algo útil. A relação com Deus iniciada no momento da tribulação só se desenvolverá se conservarmos a fé no Senhor quando tudo estiver bem de novo. É um erro pensar que superar um sofrimento nos leva à maturidade e a um estágio satisfatório de “santidade”.

O salmista que registrou a leitura bíblica de hoje entendeu isso muito bem: disse que antes da aflição andava por caminhos errados, mas depois corrigiu sua rota, não apenas por ter passado pela aflição, mas por ter, durante esse processo, aprendido a obedecer à Palavra de Deus. – Hebert dos Santos Gonçalves

Se está doendo, é tempo de conhecer a Deus!


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!